Política
Não há risco de faltar energia este ano, precisa é de potência, diz Silveira
O Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira que o governo está trabalhando para adotar medidas para garantir a segurança energética no Brasil. Ele destacou que não há risco de faltar energia este ano.
“O que precisa é de potência no sistema”, disse Silveira. O ministro determinou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresente um plano de contingência para garantir a segurança do fornecimento de eletricidade ao país entre 2024 e 2026. O prazo é de até 30 dias.
Outra medida que o governo fará para tratar desta questão foi a realização de um leilão para contratar baterias e sistemas de amarzenamento de energia para o setor. A previsão é que o potencial evento ocorra em 2025.
“Acredito muito que, a médio prazo, as energias intermitentes [eólica e solar] vão ser acondicionadas nas baterias e vão diminuir o custo da energia”, afirmou o ministro, em evento.
A implementação do horário de verão também está entre as possíveis medidas adotadas. Silveira disse, porém, que existem outros fatores, como o turismo e o funcionamento de bares e restaurantes.
“É importante para reduzir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas”, comentou o ministro.