Política
Lula critica fala de Campos Neto sobre salário mínimo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelos comentários sobre o salário mínimo. O chefe do Executivo comentou no lançamento do novo PAC Seleções nesta sexta-feira.
“Esses dias o presidente do Banco Central deu uma declaração para a imprensa que eu não quis acreditar”, disse Lula. O presidente citou Campos Neto por dizer que o aumento do salário mínimo e a massa salarial crescendo pode gerar inflação. “Ou seja, significa que, para não ter inflação, é preciso o povo ganhar pouco?”
“Será que as pessoas pensam que alguém ganha salário mínimo porque quer salário mínimo?”, questionou.
Em junho, Campos Neto foi favorável à desindexação do salário mínimo do piso da Previdência Social, além da desvinculação dos gastos de saúde e educação no Orçamento.
Sobre o anúncio de R$ 41,7 bilhões em investimentos do PAC Seleções, Lula reafirmou que a prioridade na escolha das obras do programa, voltado para atender projetos apresentados por estados e municípios, é para localidades críticas e com vazios assistenciais, em benefício da população, independente de simpatia e filiação políticas entre os mandatários.
O presidente ainda pediu aos gestores dos projetos que contratem trabalhadores locais para tocar as obras do Novo PAC. Um dos principais objetivos do programa é a geração de emprego e renda e o desenvolvimento regional.
*Com informações de Agência Brasil