Bolsas da Ásia ficam mistas em dia de recorde em pontos em Xangai; Japão cai
A bolsa chinesa de Xangai fechou hoje com 3.771,10 pontos, o mais alto nível em uma década, segundo analistas locais. As ações estão impulsionadas por fortes ganhos em ações de fintech e outras ligadas ao mundo digital. O índice Xangai marcou alta de +0,13%, mas Shenzhen ficou em leve queda de -0,06%.
A boa performance na China tem relação direta com o arrefecimento das tensões comerciais após o adiamento por 90 dias do início da tarifação dos EUA. No Japão, o índice Nikkei fechou em queda de -0,58% e, em Seul, o índice Kospi marcou alta de +0,37%.
Em Hong Kong, o Hang Seng terminou o dia em queda de -0,24%, e o destaque positivo ficou com o índice Taiex que terminou a sessão com alta de +1,43% em Taiwan. (BDM Online)
No Diário de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que a ata do Fed reforçou cautela sobre cortes de juros nos EUA, mas foi considerada defasada pelo mercado. As bolsas de NY fecharam sem direção única, com quedas em tecnologia. No Brasil, Ibovespa subiu levemente a 134 mil pontos, sustentado pelo setor bancário, enquanto dólar caiu abaixo de R$ 5,48 e juros futuros recuaram. Hoje, destaque para PMIs globais e agenda local esvaziada.
Vai rolar: Pesquisa sobre eleições presidenciais, arrecadação de julho e início de simpósio do Fed estão no foco do dia
[21/08/25] O Fed abre esta noite o Simpósio de Jackson Hole, mas o dia D é amanhã, com o discurso de Powell. Na agenda lá fora, índices PMI medem a atividade global na Europa e nos Estados Unidos.
Em Wall St, Walmart divulga balanço antes da abertura, enquanto aqui investidores esperam pelo recorte da pesquisa Quaest sobre as eleições presidenciais/2026 e pela arrecadação da Receita em julho.
O noticiário continua dominado pelo imbróglio envolvendo a Lei Magnitsky, que coloca aos bancos o desafio de cumprir o que determina sua aplicação pelos Estados Unidos e a legislação brasileira.
Atingido pela medida, Moraes já teve um cartão de crédito de bandeira americana bloqueado. (Rosa Riscala)
👉 Confira abaixo a agenda de hoje
Indicadores ▪️ 04h30 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI composto preliminar de agosto ▪️ 05h00 – Zona do euro/S&P Global/HCOB: PMI composto preliminar de agosto ▪️ 05h30 – Reino Unido/S&P Global /CIPs: PMI composto preliminar de agosto ▪️ 07h00 – Genial/Quaest divulga pesquisa sobre eleições presidenciais de 2026 ▪️ 09h30 – EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 16/8 ▪️ 10h30 – Receita: Arrecadação de julho, seguida de coletiva ▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI composto preliminar de agosto ▪️ 11h00 – Zona do euro/Comissão Europeia: índice de confiança do consumidor preliminar de agosto ▪️ 11h00 – EUA/NAR: vendas de moradias usadas de julho
Eventos ▪️ EUA: Simpósio de Jackson Hole ▪️ 08h30 – EUA: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) discursa em evento ▪️ 17h30 – Fazenda: Guilherme Mello (Política Econômica) participa de evento da FEA/USP