Julgamento de Bolsonaro e PIB em foco
… NY volta do feriado à espera de uma agenda forte esta semana, que tem como maior expectativa o payroll de agosto – decisivo para o ritmo de queda do juro americano. Para hoje, estão previstos nos Estados Unidos os índices PMI industrial da S&P Global e do ISM. Aqui, o PIB/2Tri é destaque, com previsão de desacelerar para 0,3% nas pesquisas do Broadcast e do Valor Data, como efeito da política restritiva do Banco Central. O resultado pode animar as apostas para a Selic, que já reagem à melhora das expectativas inflacionárias. As incertezas se concentram no cenário fiscal, após o Orçamento/2026 ter sido recebido com desconfiança, e no julgamento de Bolsonaro.
… A sessão na Primeira Turma do STF está marcada para começar às 9h, com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes.
… O receio dos investidores é que, no caso de uma provável condenação, novas medidas sejam anunciadas por Trump, que justificou as tarifas contra o Brasil ao que chamou de “execução política” do ex-presidente, exigindo o fim do processo judicial.
… Uma das possibilidades é de novas aplicações da Lei Magnitsky contra outros membros do STF, após já ter atingido Alexandre de Moraes.
… No Valor, o ministro Edson Fachin, próximo presidente da Corte, recebeu ontem representantes do Itaú Unibanco, entre os quais, Milton Maluhy Filho (CEO), José Virgílio Vita (diretor jurídico) e o advogado Juliano Breda para discutir o tema.
… Outros banqueiros estiveram no STF para conversas com Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, após a decisão do ministro Flávio Dino, que determinou que leis, atos administrativos e ordens judiciais e executivas estrangeiras não têm validade imediata no Brasil.
… Segundo Lourival Sant’Ana (CNN Brasil), o presidente Trump prepara novas medidas contra o Brasil, que devem atingir o Banco do Brasil, além de restrições a importações da Rússia e contestação dos argumentos do governo e empresas brasileiras contrários ao tarifaço.
… O BB seria punido por ter oferecido a Moraes um cartão da bandeira Elo, após o ministro ter um cartão de empresa americana cancelado.
… Bolsonaro não deve ir ao STF para o julgamento. Aliados gostariam de sua presença, mas médicos, familiares e os próprios advogados preferem que ele fique em casa, por causa das crises de soluços e vômitos nos últimos dias.
… Bolsonaro será o primeiro presidente a ser julgado por tramar um golpe de Estado. Junto dele, estarão outros sete réus do núcleo principal da ação, incluindo oficiais de alta patente das Forças Armadas, em um fato histórico desde a redemocratização do País.
… Nesta 2ªF, o ex-presidente recebeu em sua casa, com autorização de Moraes, o deputado Arthur Lira, a quem pediu ajuda na articulação para aprovar a Lei de Anistia no Congresso. A proposta é defendida pelo PL e parte do Centrão, mas tem poucas chances de prosperar.
… Em meio às resistências, o governador Tarcísio, mais cogitado para ser o candidato em lugar de Bolsonaro em 2026, trabalha pela Anistia e tenta um contato com Hugo Motta para os próximos dias. Já conversou com os presidentes do PP, União Brasil e Republicanos.
… Praticamente assumindo sua candidatura, Tarcísio disse que, se for eleito, seu primeiro ato será o indulto a Bolsonaro.
REPERCUTE NO MUNDO – O julgamento atraiu a atenção da mídia internacional com reportagens no New York Times e Washington Post.
… No Post, “o Brasil confronta seu passado autoritário e também o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump com o julgamento”. Já o NYT disse que o julgamento é um momento histórico para a democracia brasileira e que Bolsonaro poderá ficar “décadas” na prisão.
… A britânica The Economist fez um podcast sobre Bolsonaro, chamado por eles de Trump dos Trópicos. “À medida que os Estados Unidos se tornam mais corruptos e autoritários, o Brasil busca responsabilizar seu ex-presidente golpista”, disse a revista na apresentação do áudio.
… E o The Guardian entrevistou o trompetista que foi atrás de Bolsonaro para tocar a Marcha Fúnebre de Chopin.
… O julgamento foi notícia, ainda, no jornal espanhol El País e no El Universal, do México.
PROJEÇÕES PARA O PIB – A dissipação dos efeitos positivos da safra agropecuária deve levar a um crescimento mais modesto do PIB no segundo trimestre, mas o setor de serviços, o consumo das famílias e a indústria extrativa devem manter a economia em expansão.
… Sob a ótica da demanda, porém, o PIB deverá mostrar contração na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), com os investimentos impactados negativamente pelo nível alto dos juros, segundo economistas ouvidos em pesquisa do Broadcast.
… A mediana do mercado indica crescimento de 0,3% para o PIB do segundo trimestre, após alta de 1,4% nos primeiros três meses do ano. As projeções para esta leitura vão de variação zero a alta de 0,5%. O dado será divulgado às 9h pelo IBGE.
… Na comparação interanual, a mediana indica crescimento de 2,2%, também desacelerando sobre a expansão de 2,9% no primeiro trimestre.
… Também no levantamento do Valor Data, a mediana das estimativas é de crescimento de 0,3% do PIB no segundo trimestre, com a medida anual confirmando alta de 2,2% – a mesma projeção para 2025. Já para 2026, a previsão é de um PIB de 1,8%.
… Para Flávio Serrano (banco Bmg), o resumo é: “agro para baixo, indústria meio de lado e serviços ainda com alguma resiliência”.
IPC-FIPE – Ainda na agenda de hoje, a mediana das estimativas do mercado indica alta de 0,11% no Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas de agosto, desacelerando contra alta de 0,28% em julho. Sai à primeira hora do dia.
DEVEDOR CONTUMAZ – Deve ser pautado hoje no plenário do Senado um novo relatório do senador Efraim Filho (União Brasil) sobre o projeto para definir e punir devedores contumazes. O texto foi apresentado nesta segunda-feira.
… O projeto cria regras gerais para a identificação e o controle de contribuintes que não pagam seus débitos de forma intencional e reiterada.
… O objetivo principal é combater o crime organizado; o texto ganhou novo impulso após a deflagração da Operação Carbono Oculto, a maior já feita para combater a infiltração do crime organizado na economia formal do País.
… As principais mudanças no relatório são a criação de capital social mínimo para empresas interessadas em atuar no setor de óleo e gás e a proibição do fim da extinção automática da punibilidade pelo pagamento do tributo.
FICHA LIMPA – Mesmo com o início do julgamento de Bolsonaro, o Congresso vai tentar manter a votação de projetos polêmicos, como o que enfraquece a Lei da Ficha Limpa, que já passou pela Câmara e está no Senado.
… O texto prevê que a contagem dos oito anos de inelegibilidade comece a partir da data da condenação ou cassação, e não após o fim da pena ou mandato. Na prática, o projeto favorece políticos condenados.
LDO – Presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o senador Efraim afirmou que a chance de se votar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) hoje é de 50%. Segundo ele, a análise depende da finalização do relatório pelo deputado Gervásio Maia (PSB).
… “Há expectativa de apresentar o relatório amanhã, mas há um trabalho braçal de analisar 2.500 emendas. […] Se não apresentar amanhã, não vou dar um prazo maior do que uma semana, ou na quinta ou na terça-feira”, disse Efraim aos jornalistas.
PEC 66 – Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), interromperá a sua licença médica para relatar a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece limites para o pagamento de precatórios e abre novo prazo de parcelamento de débitos dos municípios.
LÁ FORA – Índices de gerentes de compra (PMI) do setor industrial de agosto estão em destaque nos Estados Unidos nesta terça-feira, na volta do feriado do Labor Day. Às 10h45, sai o PMI da S&P Global e, às 11h, o PMI do ISM, que deve melhorar de 48,0 em julho para 49,1.
… Na zona do euro, sai a preliminar da inflação ao consumidor (CPI) de agosto, às 6h.
BESSENT – Em entrevista à Fox News, o secretário do Tesouro americano afirmou que espera que a Suprema Corte confirme a legalidade das tarifas de Trump, mas que se não for assim, o governo tem um plano B – sem antecipar detalhes.
… Segundo fontes revelaram à agência Reuters, uma alternativa seria recorrer à Lei de Tarifas Smoot-Hawley, que permite ao presidente impor tarifas de até 50% por cinco meses contra importações de países que discriminam o comércio dos Estados Unidos.
… Bessent também defendeu o direito do presidente Trump de demitir a diretora do Fed Lisa Cook, dizendo que ela não negou as acusações de fraude hipotecária. Reconheceu que o Fed deve ser independente, “e é”, mas “cometeu muitos erros”.
… O secretário ainda disse que “há boa chance” de Stephen Miran ser indicado ao Fed antes da reunião de setembro.
RÚSSIA – Na mesma entrevista, Scott Bessent comentou a possibilidade de sanções a Moscou, afirmando que “todas as opções estão sobre a mesa”, em meio à continuação dos bombardeios contra a Ucrânia, e que Trump poderá decidir ainda nesta semana.
… “O presidente Vladimir Putin, desde o telefonema, quando os líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estiveram na Casa Branca, fez o oposto do que havia indicado que queria fazer. Na verdade, ele aumentou de maneira desprezível os bombardeios.”
… Já o presidente da França, Emmanuel Macron, prepara reunião da chamada “Coalizão dos Dispostos”, nesta quinta-feira, em Paris.
… Em postagem no X, o francês disse que, junto com os parceiros e a Otan, “trabalharemos para definir garantias de segurança robustas para a Ucrânia e revisaremos a posição da Rússia, que persiste em sua guerra de agressão e continua rejeitando a paz”.
BRICS – O governo brasileiro convocou para a próxima segunda-feira (dia 8) uma reunião virtual de líderes do grupo. O encontro foi articulado pelo presidente Lula, em meio ao tarifaço de 50% imposto por Donald Trump.
INCERTEZAS NÃO TIRAM FOLGA – O feriado em NY descontou ontem o risco externo, mas a semana turbulenta que vem aí inviabilizou a chance de os negócios domésticos relaxarem. Setembro ainda começou com o fiscal no radar.
… Não foi das melhores a repercussão ao PLOA de 2026, que pouco convenceu o mercado a apostar em melhora da percepção com as contas públicas, diante da leitura de que o governo continua superotimista quanto às receitas.
… Além deste fator de desconforto, o investidor exibiu cautela antes dos indicadores importantes (payroll lá fora e PIB aqui) e sob o risco de Trump dobrar a aposta contra o Brasil, como vingança pelo julgamento de Bolsonaro.
… Em alta moderada de 0,33%, o dólar à vista voltou a se afastar do piso informal de R$ 5,40, que está difícil de ser furado, e se reaproximou do patamar de R$ 5,45, negociado no fechamento dos negócios a R$ 5,4401.
… Mas o real ainda segue bem posicionado, vindo de valorização superior a 3% em agosto, diante do carry trade atraente e da onda de desvalorização do dólar lá fora, com o Fed já com o dedo no gatilho para cortar o juro.
… Um payroll fraco na sexta-feira deverá consolidar a expectativa de que este mês de setembro marcará a virada dovish da política monetária que Trump tanto tem pressionado e manobrado para acontecer o quanto antes.
… O ING calcula que, se o relatório de emprego confirmar o esfriamento de ritmo, o índice DXY pode cair abaixo dos 97,500 pontos e, futuramente, buscar a mínima do ano (96,380 pontos). Ontem, caiu 0,10%, para 97,670 pontos.
… O euro subiu 0,24%, a US$ 1,1715, e a libra ganhou 0,33%, a US$ 1,3550, à véspera do CPI da zona do euro.
PEÇA DE FICÇÃO – No DI, os juros de longo prazo operaram sob pressão, com economistas dizendo que o Orçamento/26 não é factível e que, em algum momento, o governo não vai escapar de uma revisão da meta fiscal.
… As taxas também embutiram prêmio de risco com o anúncio do Tesouro de que fará um leilão amanhã de NTN-B fora do calendário regular de emissões (“off the run”) com vencimento em agosto de 2040, 2050 e 2055.
… Já a ponta curta do DI operou flat, com o Focus que não passa uma semana sem apontar alívio nas expectativas de inflação: IPCA/25 (4,86% para 4,855), IPCA/2026 (4,33% para 4,31%) e IPCA/2027 (3,97% para 3,94%).
… Mas ainda está faltando combinar com o BC o otimismo sobre a ancoragem dos preços. Galípolo, como se viu semana passada, ainda não se mostra seguro de que o processo de desinflação esteja ocorrendo em ritmo ideal.
… Ignorando o conservadorismo, a Bradesco Asset antecipou de maio para janeiro do ano que vem a projeção para o primeiro corte da Selic pelo Copom e reduziu a estimativa para o juro básico ao final de 2026 de 12,75% para 12,00%.
… Segundo a asset, além da taxa de câmbio mais favorável, a média dos núcleos de inflação acompanhados pelo BC passou de um pico de quase 6% no primeiro trimestre (em termos anualizados) para algo abaixo de 4,5%.
… A gestora diminuiu a estimativa para o IPCA deste ano em 0,2 ponto, a 4,8%, e para 2026, de 4,4% para 4,3%.
… Ainda ontem, também a Porto Asset reduziu a aposta da inflação de 2025 para baixo de 5%, de 5,4% para 4,8%, enquanto a de 2026 foi de 4,2% para 4,1%. Mas manteve o cenário para a Selic em 15% (2025) e 11,50% (2026).
… No fim do dia, o DI Jan/26 marcou 14,890% (de 14,889% no ajuste anterior); Jan/27 caiu a 13,920% (de 13,962%); já o Jan/29 subiu a 13,200%, de 13,199% na sexta; Jan/31, a 13,530% (13,499%); e Jan/33, a 13,715% (13,671%).
ALVO FÁCIL – Na lista negra de Trump pela oferta do cartão Elo a Moraes, BB ON cedeu 1,40% na véspera do julgamento de Bolsonaro, para R$ 21,09. Entre os bancos, só Itaú se salvou ontem: +0,81%, cotado a R$ 38,78.
… Bradesco PN perdeu 0,65% (R$ 16,72), Bradesco ON caiu 0,69%, a R$ 14,34, e Santander unit, -0,04%, a R$ 28,21.
… Vindo dos recordes históricos da sexta-feira, o Ibovespa estreou setembro praticamente estável, com leve queda de 0,10%, aos 141.283,01 pontos. Sem Nova York, o giro foi de só R$ 12 bi, cerca de metade de uma sessão normal.
… Vale conseguiu driblar o tombo de quase 3% do minério de ferro para fechar no zero a zero (+0,07%), mas na máxima do dia, a R$ 55,60. Petrobras ON recuou 0,44% (R$ 33,60), ao passo que a PN subiu 0,23% (R$ 31,17).
… A estatal anunciou que reduziu o preço do querosene para aviação (QAV) em 3,7% a partir de ontem. O reajuste para baixo corresponde a uma diminuição de R$ 0,13 por litro, segundo os cálculos divulgados pela empresa.
… Lá fora, o petróleo Brent para novembro subiu 0,99%, a US$ 68,15 por barril, acompanhando as tensões entre Índia e EUA, após Trump dizer que Nova Délhi ofereceu zerar as tarifas aos americanos, mas que é “tarde demais”.
CIAS ABERTAS – AZUL apresentou uma manifestação ao Cade em que sustenta que o acordo de codeshare com a GOL não guarda “qualquer relação” com uma eventual fusão das duas aéreas…
… Ainda ontem, a Azul informou que aumentará as suas operações em 34 destinos de todas as regiões do País com foco na alta temporada do verão 2025/2026…
… Segundo a empresa, serão 3,6 mil voos extras com cerca de 520 mil assentos adicionais, no período entre 13 de dezembro e 1º de fevereiro.
REDE D’OR. Hospital Glória D’Or, no Rio de Janeiro, passou a fazer parte da rede Atlântica D’Or, joint-venture entre Bradesco Seguros e a empresa no segmento hospitalar.
ULTRAPAR contratou Itaú Corretora para a prestação de serviços de formador de mercado por prazo indeterminado.
LOJAS RENNER. BB Investimentos elevou preço-alvo da ação de R$ 18,50 para R$ 19,00, mantendo recomendação neutra; revisão incorporou resultados do 1º semestre, bem como o atual cenário macroeconômico.
AOS ASSINANTES DO BDM, BOM DIA E BONS NEGÓCIOS!
AVISO – Bom Dia Mercado é exclusivo para assinantes e não pode ser redistribuído.