Petróleo
Petróleo fecha em baixa com atividade industrial na China mais fraca e mau humor com techs em NY

O petróleo fechou em baixa nesta segunda-feira, com investidores repercutindo dados preliminares mais fracos de atividade (PMI) industrial na China, que reforçam a incerteza sobre a demanda da 2ª maior economia do mundo.
O mercado de energia também refletiu o mau humor em Wall Street com o segmento de inteligência artificial após a notícia de que a startup chinesa DeepSeek desenvolveu um modelo com custo menor e também capacidade computacional reduzida se comparada aos similares americanos, o que implicaria em um menor consumo de energia.
O segmento também segue sob pressão das declarações de Donald Trump, que exige que a Opep reduza os preços para ajudar a controlar a inflação e terminar com a guerra na Ucrânia. Porém, fontes ouvidas pela Bloomberg afirmaram que o cartel não cederá à pressão e manterá sua atual política de oferta na reunião de revisão marcada para a próxima semana.
O Brent para abril caiu 1,77%, a US$ 76,18 por barril, na ICE. E o WTI para março recuou 2,00%, a US$ 73,17 por barril, na Nymex.