Ásia
Asiáticas recuam, frustradas com pequeno corte de juros na China e de olho no Fed
Os principais mercados da Ásia fecharam em baixa depois que o Banco do Povo da China anunciou um corte de juros pouco agressivo e já precificado, de 10 pontos-base, em suas taxas principais de um e cinco anos, para 3,55% e 4,20%, respectivamente.
Analistas consideraram a redução insuficiente para melhorar a confiança, ante os sinais de que a recuperação chinesa pós-pandemia perde força e o rebaixamento das projeções de crescimento do PIB no ano por grandes bancos ocidentais. Hong Kong liderou as quedas, que afetaram os setores financeiro, de consumo, tecnologia e imobiliário, e o minério de ferro recuou 0,92% na bolsa de Dalian. Alibaba caiu 1,51% após anunciar novo CEO.
Outro componente de cautela, desde ontem, são as dúvidas sobre a trajetória de juros nos Estados Unidos antes das duas sabatinas de Jerome Powell no Congresso americano, a partir de amanhã (12h45). A bolsa de Tóquio fechou perto da estabilidade, com declínio em papéis do setor financeiro. Confira o fechamento dos índices:
▪️ Tóquio — Nikkei: +0,06%
▪️ Hong Kong — Hang Seng: -1,54%
▪️ Taiwan — Taiex: -0,52%
▪️ Coreia — Kospi: -0,18%
▪️ China — Xangai: -0,47%
▪️ China — Shenzhen: -0,05%