Dólar sobe com possível mudança de regra em tarifa contra o Brasil

Bolsas avançam em NY de olho em acordo com UE

dolar-grafico-mercado
Foto: (Foto: Pexels)

O dólar à vista opera com alta expressiva nesta sexta-feira diante do real (+0,82%, a R$ 5,5650) e dos pares lá fora (DXY +0,35%, aos 97,720 pontos), com as tarifas de Donald Trump no radar dos investidores.

A moeda americana ampliou os ganhos por aqui no início da tarde, após a informação da Bloomberg de que o governo Trump está preparando uma nova declaração de emergência para justificar a tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil. A medida seria necessária porque a balança comercial entre os dois países é superavitária para os americanos.

Nos demais países que os EUA aplicaram sobretaxas, o quadro é inverso, de déficit comercial, com os EUA importando mais do que exportam. Por isso, a base legal para as tarifas que foi usada nesses casos não é adequada para o Brasil.

O Ibovespa segue volátil (-0,25%, aos 133.474 pontos) e com liquidez muito baixa, equivalente ao giro de um dia de feriado nos EUA (projetando apenas R$ 12 bi no fechamento).

Já os juros futuros operam com alta moderada no miolo da curva (Jan/27 a 14,230%; Jan/29 a 13,540%; Jan/33 a 13,910%).

Lá fora, as bolsas sobem em NY (Dow Jones +0,44%; S&P500 +0,45%; Nasdaq +0,35%), na expectativa de um acordo comercial entre EUA e Europa. Ursula Von der Leyen confirmou que se encontrará com Trump no domingo na Escócia.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado

Você pode se interessar

trump1
dolar grafico
bb