Giro dos Mercados
Ibovespa, dólar e juros operam na contramão do exterior após anúncio de contingenciamento
[19/07/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
Os mercados doméstico reagem à notícia da véspera de um contingenciamento melhor que o esperado, ainda que aquém do necessário. Em dia de vencimento de opções sobre ações, o Ibovespa sobe e dólar e juros recuam, enquanto no exterior predomina a cautela em uma semana agitada que encerra com uma grande paralisação que abalou empresas ao redor do mundo.
O Ibovespa avançava menos há pouco, a 127.886,19 pontos (+0,18%), sendo limitado pela queda das commodities e por NY, onde Dow cai -0,65%, o S&P -0,24% e Nasdaq -0,24%, com investidores cortando posições nos vencedores do ano em favor dos retardatários na aposta de que o mercado de alta se expandirá para longe das big techs já que os cortes nas taxas do Fed podem ser vistos no horizonte de setembro.
Políticas de restrições à China, a temporada de balanços (com setor de tecnologia reportando na próxima semana) e as eleições americanas completam o combo que vem sustentando alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries.
Hoje, os retornos sobem e a busca por proteção segue elevando o dólar especialmente ante pares, com o DXY em alta de 0,13%, a 104,308 pontos. A moeda é mista ante emergentes, em queda frente ao peso mexicano, contribuindo para a valorização do real. O dólar cai a R$ 5,5537 (-0,62%) e os juros futuros acompanham. (Ana Katia)