Giro dos Mercados
Humor do mercado vira e bolsas operam no negativo; dólar e juros sobem
[22/08/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
Uma súbita virada dos mercados em NY colocou os ativos domésticos em rota de perdas. O mau humor ocorre apesar de o dado de arrecadação de julho ter sido o maior da série história, totalizando mais de R$ 231 bilhões, alta real de 9,95% em relação ao mesmo período do ano passado.
A bolsa brasileira perdeu os 136 mil pontos e renova mínimas, com a queda de -0,68%, enquanto o dólar sobe forte, com alta de 1,40%, atingindo R$ 5,5589, e os juros seguem também registrando altas desde a abertura do mercado. O dólar sobe em escala global ante rivais e emergentes, com o índice DXY em alta de 0,48%, a 101.521 pontos.
Lá fora, vários dados dos EUA divulgados na manhã de hoje corroboram a resiliência da economia, o que, nas palavras de Karker e Collins (Fed) são suficientes para indicar corte já no mês de setembro, mas a aposta em um corte de 25 pontos-base voltou a ser majoritária na ferramenta do CME, levando pressão aos juros dos Treasuries, que sobem em toda a curva.
A expectativa é de que a fala de Jerome Powell amanhã em Jackson Hole possa consolidar a magnitude do corte, no Fomc de setembro.