Dia de juízo
Veja em poucos parágrafos os temas que marcam esta terça-feira, 02/09, no mercado financeiro

Bom dia,
▪️ Julgamento histórico no STF marca o dia, com Bolsonaro e militares réus por tentativa de golpe. O caso repercute no mundo e pressiona a política e a economia.
▪️ Moraes faz a leitura do relatório no início da sessão da Primeira Turma, às 9h; a condenação de Bolsonaro pode provocar novas medidas de Trump. Uma delas: ampliar sanções da Lei Magnitsky.
▪️ Outra especulação: Trump pode retaliar o Banco do Brasil e impor novas barreiras comerciais, atingindo importações da Rússia, enquanto tenta validar tarifas via Suprema Corte dos Estados Unidos.
▪️ Na véspera do julgamento, Bolsonaro pediu a Arthur Lira apoio à Lei de Anistia. Tarcísio já atua como sucessor em 2026 e promete indulto ao ex-presidente como primeiro ato.
▪️ New York Times, Washington Post e The Economist destacam julgamento como divisor democrático; The Guardian registra até protesto musical. A repercussão é grande na mídia internacional.
▪️ Na agenda, o PIB/2Tri no Brasil deve desacelerar no 2Tri (consenso: +0,3%), com agro em baixa, indústria estável e serviços ainda resilientes. Nos Estados Unidos saem PMIs industriais.
▪️ No Congresso, o Senado discute projeto contra devedores contumazes e pode votar a LDO. Jaques Wagner assume PEC 66 sobre precatórios, importante para fechar as contas do governo.
▪️ O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse esperar que a Suprema Corte valide tarifas de Trump; se não, planeja recorrer à Lei Smoot-Hawley para impor novas barreiras.
▪️ Nos mercados, pregões foram esvaziados sem NY: juros curtos recuaram com Focus, longos ameaçaram subir com risco fiscal e Bolsonaro; dólar fechou em R$ 5,44 (+0,33%); Ibovespa -0,10%, aos 141.283 pontos.
▪️ No noticiário corporativo, Azul planeja 3,6 mil voos extras na alta temporada; Rede D’Or amplia rede no RJ; Ultrapar fecha contrato com Itaú; Renner tem alvo revisto.
O BDM Express é um resumo em 10 parágrafos do BDM Morning Call, elaborado com a ajuda de IA sob a supervisão de Rosa Riscala, e pode ser customizado com o logo de sua empresa para distribuição.
Para mais informações, contate o comercial do BDM pelo WhatsApp: 55 (11) 95653-9007