Aumenta a tensão da guerra tarifária

Veja em poucos parágrafos quais são os temas que marcam esta quarta-feira, 16/07, no mercado financeiro

Express
Foto:

Bom dia,

◾ A decisão de Trump de investigar o Brasil acentuou o tom da crise comercial.

◾O presidente americano disse que Bolsonaro “não é meu amigo” e mandou iniciar um processo contra práticas injustas, como tarifas preferenciais e restrições ao comércio digital.

◾ A investigação será conduzida nos termos da Seção 301 da Lei de Comércio de 1974 e abrange temas sensíveis como desmatamento ilegal, fiscalização anticorrupção, mercado de etanol e proteção à propriedade intelectual.

◾ O governo brasileiro, que apostava na argumentação política e no déficit da balança comercial com os EUA, agora enfrenta um processo técnico, mais difícil de contestar, segundo avaliação do economista Nicolas Borsoi.

◾ Para Sergio Vale, da MB Associados, a ofensiva de Trump mostra que ele não pretende fazer concessões e pode manter a tarifa de 50% como estratégia de barganha. A abertura dos mercados deve ser tensa.

◾ No Brasil, em reunião com Alckmin, o setor produtivo pediu o adiamento do prazo da alíquota, mas ouviram que o governo quer tudo resolvido até 31 de julho. A ordem é negociar sem bravatas.

◾ A crise já começa a impactar a popularidade dos líderes. Pesquisa Atlas/Bloomberg mostrou melhora na avaliação de Lula após o início da guerra comercial. Hoje sai novo levantamento da Quaest.

◾ O impasse sobre o IOF segue com Alexandre de Moraes, que decidirá sobre o decreto. Na audiência no STF, não houve acordo, e o ministro Haddad admite esperar uma decisão parcial, especialmente sobre o risco sacado.

◾ No Congresso, a comissão da MP alternativa ao IOF foi instalada, e a LDO de 2026 teve relatório preliminar aprovado, com meta de superávit de 0,25% do PIB e déficit previdenciário de R$ 510 bilhões estimado.

◾ Entre as empresas, destaque para a Aura Minerals, que levantou US$ 200 milhões com IPO na Nasdaq e para a Eneva, que aumentou em 120% a sua geração de energia.

O BDM Express é um resumo em 10 parágrafos do BDM Morning Call, elaborado com a ajuda de IA sob a supervisão de Rosa Riscala, e pode ser customizado com o logo de sua empresa para distribuição.
Para mais informações, contate o comercial do BDM pelo WhatsApp: 55 (11) 95653-9007

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado

Você pode se interessar

petroleo
europa11
asia14