Semana de tensão
Veja em poucos parágrafos quais são os temas que marcam esta segunda-feira, 21/07, no mercado financeiro

Bom dia,
◾ A crise entre Brasil e Estados Unidos chegou a um novo patamar com a revogação de vistos para ministros do STF. A medida, anunciada na sexta à noite, gerou reação imediata de Lula, que classificou o gesto como inaceitável.
◾ Eduardo Bolsonaro intensificou o embate ao dizer que “não é momento de paz” e que “também sabemos rosnar feito lobo”. Nos bastidores, diplomatas americanos alertaram que o Brasil terá uma “longa semana” pela frente.
◾ Analistas apontam que o caminho para reverter o tarifaço será “longo e sinuoso”. O Citi vê a tornozeleira de Bolsonaro como símbolo de impasse. Já a TS Lombard alerta que Trump está disposto a ir “até o fim”.
◾ Em meio à tensão, Lula vai ao Chile buscar apoio de líderes de esquerda. O foco será a denúncia do uso de tarifas como arma política, a soberania brasileira e novas formas de taxar big techs e dividendos de empresas americanas.
◾ O governo já mapeia medidas de retaliação: de quebra de patentes à maior fiscalização sobre remessas ao exterior. Apesar disso, Haddad afirma que não haverá punição a empresas por decisões políticas dos EUA.
◾ A AGU pediu ao STF investigação sobre possível insider trading no câmbio, após movimentações bilionárias antes do anúncio da tarifa. A suspeita é de uso de informação privilegiada no episódio.
◾ Com a escalada da crise, cresce o temor de um efeito cascata nas relações comerciais. Interlocutores da Faria Lima alertam que o risco-país pode subir e afetar a confiança de investidores em diversos setores da economia.
◾ Na agenda da semana, os destaques são Powell (terça), BCE (quinta), Relatório de Despesas e Receitas e IPCA-15 (sexta). Também ganham atenção os balanços de Alphabet, Tesla e Intel, além da estreia da temporada na B3.
◾ Na sexta-feira, o dólar subiu com a fuga de estrangeiros, o DI longo disparou e o Ibov perdeu os 134 mil pontos.
◾ No noticiário corporativo, destaque para a reorganização do BB, desdobramentos no Carrefour e mudança de formador de mercado na Azzas. A Neoenergia fechou acordo com a Ambev.
O BDM Express é um resumo em 10 parágrafos do BDM Morning Call, elaborado com a ajuda de IA sob a supervisão de Rosa Riscala, e pode ser customizado com o logo de sua empresa para distribuição.
Para mais informações, contate o comercial do BDM pelo WhatsApp: 55 (11) 95653-9007