Trump x Lula
Veja em poucos parágrafos quais são os temas que marcam esta sexta-feira, 18/07, no mercado financeiro

Bom dia,
◾ O cenário político rouba a cena, com o embate entre Lula e Trump ganhando novos capítulos.
◾ Após Lula dizer à CNN Internacional que Trump “não é o imperador do mundo”, o ex-presidente americano respondeu com carta aberta a Bolsonaro, criticando a Justiça brasileira.
◾ Trump chamou de “terrível” o tratamento dado a Bolsonaro e voltou a atacar o Brasil, disse que o julgamento deve parar imediatamente, indicando motivações políticas para a tarifa de 50% prevista para 01/08.
◾ Em resposta, Lula classificou as ameaças como “chantagem às instituições brasileiras” e defendeu a soberania em pronunciamento na TV. Sem citar Bolsonaro, chamou-o de traidor da Pátria e defendeu o Pix: “é do Brasil”!
◾ No Congresso, deputados prometem retaliar na volta do recesso, articulando a derrubada do veto ao aumento do número de cadeiras na Câmara. O primeiro troco já deram, com a lei ambiental e o crédito subsidiado ao agro.
◾ Na Fazenda, Haddad não parece preocupado com o novo choque. Disse que não há espaço para fazer grandes reformas no ano eleitoral e aposta na isenção do IR como bandeira popular que o Congresso deve apoiar.
◾ No exterior, a Comissão Europeia estuda medidas retaliatórias contra as tarifas de Trump, incluindo barreiras a serviços dos EUA. O bloco quer redução de tarifas setoriais e isenções aos farmacêutico e de semicondutores.
◾ A agenda econômica traz hoje, às 11h, a prévia da confiança do consumidor americano em julho. No sábado à noite, o BC da China anuncia decisão sobre taxas de empréstimo. Aqui, não há indicadores hoje.
◾ O mercado opera em compasso de espera, em meio às tensões políticas, mas o dólar recuou 0,26%, a R$ 5,5472, ajudando os juros a queimar prêmios, junto com a deflação do IGP-10. Ibov fechou estável, aos 135.564 pontos.
◾ Entre as empresas, Petrobras caiu apesar da alta do petróleo, com temor sobre possível volta ao varejo de combustíveis. GPA liderou as altas, com rumor sobre participação da família Diniz.
O BDM Express é um resumo em 10 parágrafos do BDM Morning Call, elaborado com a ajuda de IA sob a supervisão de Rosa Riscala, e pode ser customizado com o logo de sua empresa para distribuição.
Para mais informações, contate o comercial do BDM pelo WhatsApp: 55 (11) 95653-9007