Bom dia Express, 07/07/2025

Veja em poucos parágrafos quais são os temas que marcam o dia no mercado financeiro

🎧 Ouça este artigo

Express
Foto:

>>> A expectativa para os acordos comerciais com os Estados Unidos domina a semana. Trump começa a enviar hoje cartas com tarifas do tipo “pegar ou largar” aos países, pressionando a fechar negociações até quarta-feira, dia 9. Mas o prazo pode ser adiado.

>>> Apenas dois acordos comerciais foram concluídos até agora — Reino Unido e Vietnã —, com expectativa de que a Índia seja a próxima. União Europeia cogita aceitar taxa de 10%. Japão segue em tratativas. China tem acordo até 12 de agosto.

>>> O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que a estratégia é de pressão máxima e que as tarifas podem entrar em vigor em 1º de agosto. O foco recai sobre 18 países que respondem por 95% do déficit americano. O Brasil tenta concluir um acordo.

>>> Paralelamente, Trump diz que um cessar-fogo em Gaza pode ser fechado nesta semana. Netanyahu já está em Washington. O plano prevê trégua de 60 dias. Com o Irã, Trump retoma a retórica de que o programa nuclear foi destruído por ataques recentes.

>>> Ainda no fim de semana, a Opep decidiu elevar a produção em 548 mil barris por dia em agosto, revertendo cortes anteriores. A decisão gerou queda no preço do petróleo e responde a tensões internas do cartel. O aumento veio acima do esperado.

>>> Na reunião do Brics, no Rio, Haddad defendeu o multilateralismo e criticou a guerra tarifária. O grupo sugeriu mudanças nas cotas do FMI e apoio à taxação dos super-ricos. Já o presidente Lula, defendeu a justiça tributária.

>>> O impasse sobre o IOF dá trégua, após Moraes suspender os decretos e marcar audiência de conciliação para o dia 15. O mercado opera de olho na ata do Fed, no IPCA de junho e nos dados da China, com inflação amanhã à noite.

>>> Hoje saem o IGP-DI, com forte deflação, e o Boletim Focus. Ao longo da semana, o IBGE divulga vendas no varejo e volume de serviços, que podem desafiar o tom duro do Copom sobre juros altos por mais tempo, se vierem fracos.

>>> O dólar voltou a subir na sexta-feira, cotado a R$ 5,4242, após testar mínimas em quase um ano. Ainda assim, permanece em patamar baixo com o apoio do carry trade e dos juros elevados. O Ibovespa renovou recordes, com giro fraco no feriado dos EUA.

>>> Entre os destaques corporativos, a PRIO teve leve queda na produção de junho, a JBS exportou carne bovina ao Vietnã pela primeira vez e Magazine Luiza esclareceu que projeção de R$ 70 bi é estimativa de analistas.

O BDM Express é um resumo em 10 parágrafos do BDM Morning Call elaborado com a ajuda de IA, sob a supervisão de Rosa Riscala. Pode ser customizado com o logo de sua empresa para distribuição. Para mais informações, entre em contato (11) 95653-9007

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado

Você pode se interessar

VAREJO
europa7
cow-3383624_1280