Fechamento dos Mercados

Tombo do petróleo pesa sobre as bolsas

Atualizado 06/12/2023 às 18:46:45

[06/12/23] Da Redação do Bom Dia Mercado

As bolsas fecharam em baixa no Brasil e nos Estados Unidos nesta quarta-feira, com as ações de produtoras de petróleo pesando sobre os principais índices, na esteira do tombo de 4% da commodity. O forte recuou ocorreu em função do aumento dos estoques americanos de petróleo e a incertezas sobre a demanda da China por combustíveis, visto que a economia do país asiático está desacelerando.

Nem mesmo o dado mais fraco de geração de empregos do setor privado nos Estados Unidos em novembro conseguiu animar os mercados, que seguiram devolvendo parte da euforia da semana passada. O relatório produzido pela ADP funciona como uma prévia do “payroll”, o número oficial de criação de empregos no país, que será divulgado na sexta-feira.

cat whatsapp bdm v2
Tombo do petróleo pesa sobre as bolsas 2

Uma geração menor de vagas nos Estados Unidos reforça a expectativa de fim do ciclo de aperto monetário pelo Fed, o banco central americano, e a possibilidade de redução das taxas de juros no ano que vem.

No Brasil, o atraso de votações importantes no Congresso para a semana que vem não chegou a interferir no preço dos ativos, mas causa preocupação, dado o prazo apertando antes do recesso de fim de ano. Entre as pautas estão a reforma tributária, a tributação das apostas esportivas e ainda a análise de vetos presidenciais a trechos do arcabouço fiscal e à desoneração da folha de pagamentos.

Assim como ocorreu no exterior, ações ligadas ao petróleo, como Petrobras PN (-3,60%) pesaram sobre o desempenho do Ibovespa. Já o dólar caiu, apoiado no cenário de provável queda dos juros pelo Fed no ano que vem, o que tende a enfraquecer a moeda americana.

O Ibovespa recuou 1,01%, para 125.622,65 pontos, com volume de R$ 22,8 bilhões. O dólar à vista fechou em baixa de 0,47%, cotado a R$ 4,9024.

Em Nova York, o índice Dow Jones caiu 0,19%, aos 36.054,43 pontos. O S&P500 perdeu 0,39%, aos 4.549,34 pontos. E o Nasdaq recuou 0,58%, aos 14.146,71 pontos. (Téo Takar)

Clique aqui para ver o fechamento do mercado em vídeo, com o jornalista Eduardo Saraiva.

Veja Também