Morning Call

Reunião do Fed pede cautela antes do feriado

Atualizado 30/04/2024 às 00:07:32

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/MC6-6-scaled.jpg

Por Rosa Riscala e Mariana Ciscato*

[30/04/24]

… Na véspera do feriado de 1º de Maio, que fecha os mercados no Brasil amanhã, os investidores tendem a assumir comportamento mais cauteloso, evitando ser pego por alguma surpresa na reunião do Fed. Não há dúvidas sobre a manutenção da taxa, no intervalo entre 5,25% e 5,5%. O suspense é com o comunicado e com a entrevista de Powell, que pode vir mais hawk e afastar as chances de um corte do juro neste ano. Na agenda de hoje destaque para o PIB de vários países da Europa e da zona do euro, que também divulga inflação. Nos EUA tem atividade do ISM, confiança do consumidor e o balanço da Amazon, após o fechamento. Aqui, Santander sai antes da abertura. A bolsa também pode repercutir relatório de produção da Petrobras. Entre os indicadores, dados do emprego do Caged e Pnad.

… Os relatórios do mercado de trabalho são importantes para compor o cenário do Copom para a inflação e a política monetária. Campos Neto vive dizendo que o BC ainda avalia a relação do emprego forte com a pressão nos preços dos serviços.

… Às 9h, a Pnad Contínua do IBGE deverá mostrar alta da taxa de desemprego para 8,1% no trimestre encerrado em março, após 7,8% em fevereiro. As projeções apuradas em pesquisa do Broadcast variam de 7,8% no piso a 8,2% no teto.

… A se confirmarem as estimativas, a taxa de desemprego crescerá pelo terceiro mês consecutivo no trimestre móvel, mas como efeito da sazonalidade do início do ano, que, historicamente, registra altos índices de desocupação.

… Economistas consultados pelo levantamento afirmam que o quadro é de mercado de trabalho aquecido, que caminha para uma taxa de desemprego na casa de 7,5%. As dúvidas ficam por conta do peso externo nos juros e no câmbio, além da incerteza fiscal.

… Meia hora depois, às 9h30, o Caged deve indicar a criação líquida de 190 mil vagas de emprego com carteira assinada em março, abaixo do que foi registrado em fevereiro (306,1 mil). As projeções estão entre 110 mil e 258,7 mil vagas.

… O aquecimento da atividade neste início de ano deve contribuir para mais um saldo positivo do Caged.

… Como disse Felipe Kotinda (Santander) à Agência Estado, “em janeiro, serviços é que vinha puxando, mas em fevereiro tivemos uma alta forte da criação de empregos do varejo e da indústria, que passaram a surpreender para cima também”.

… Segundo ele, a política de expansão fiscal do governo e o ciclo de quedas da Selic podem explicar os números ainda fortes do emprego.

SANTANDER – A média das estimativas para o balanço daqui a pouco é de lucro líquido de R$ 2,828 bilhões no 1Tri, alta de 32% sobre o 1Tri/23 e de 28% sobre o 4Tri/23. Foram consultados: BTG Pactual, Itaú BBA, Safra, JPMorgan, XP, Goldman Sachs, Genial e UBS BB.

… Analistas dessas casas esperam menores despesas do banco com provisões contra a inadimplência e um retorno ao campo positivo da chamada margem com o mercado, após dois anos de perdas, além de um crescimento maior da carteira de crédito.

… No pregão desta 2ªF, Santander Unit subiu 2,4% na B3, assim como a ação de Petrobras, à espera do relatório de produção (abaixo). Já no after hours, os ADRs de Petrobras (+0,17%) reagiram sem entusiasmo aos números divulgados após o fechamento.

PETROBRAS – O relatório da petroleira apontou alta de 3,7% na produção de petróleo e gás natural no 1Tri (ante o 1Tri/23), para 2,776 milhões de barris diários de óleo equivalente. Em relação ao 4Tri/23, houve queda de 5,4%.

… A alta se deve, principalmente, ao ramp-up das plataformas do tipo FPSOs (produção, armazenagem e transferência) Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, além da entrada em produção de 19 novos poços nas bacias de Campos (11) e Santos (8).

… As vendas de combustíveis caíram 2,9% no 1Tri (sobre o 1Tri/23), para 1,648 milhão de bpd, e -4,9% na comparação com o 4Tri/23, com tombo de 6,8% nas vendas de gasolina sobre o 1Tri/23 e -5,2% contra o 4Tri/23, somando 386 mil barris por dia.

… As vendas de diesel também cederam para 691 mil barris por dia, queda de 3,4% sobre o 1Tri/23 e -7,6% contra o 4Tri/23.

… Segundo a Petrobras, a redução de 7,6% nas vendas de diesel foi influenciada pela sazonalidade no consumo e pelo aumento no teor mínimo de mistura obrigatória de biodiesel, que passou de 12% para 14% em março de 2024.

… As importações de diesel mais que dobraram no 1Tri contra o 4Tri/23, saltando para 87 mil barris por dia (+102,3%). Sobre o 1Tri/23 o crescimento foi de 24,3%. A alta se deveu à necessidade de recomposição dos estoques do combustível.

… As exportações de petróleo caíram 11,3% na comparação anual e subiram 2,5% contra o 4Tri/23. A China foi o país que mais comprou petróleo da Petrobras, ficando com 46% do total vendido, seguido pela Europa, com 31%.

Confira abaixo no Em tempo… mais notícias sobre as companhias abertas divulgadas após o fechamento do mercado.

CAMPOS NETO – Em palestra promovida pelo Insper, ontem à noite, voltou a alertar que, se o País “perder” a âncora fiscal, o trabalho do BC ficará mais difícil e mais caro para enfrentar a deterioração das expectativas inflacionárias, que afeta os juros longos.

… RCN disse que participou de dois governos no Brasil e reconhece a dificuldade do Executivo em cortar gastos.

… “A estrutura de gastos é muito rígida, a despesa discricionária (não obrigatória) é pequena e, por isso, há a necessidade de avançar em propostas que desindexem o orçamento e promovam maior flexibilidade administrativa.”

… Segundo ele, o Brasil gera questionamentos em todos os pontos observados pelo investidor: tem crescimento estrutural relativamente baixo, uma dívida alta, carga tributária elevada e divergências sobre a qualidade dos gastos.

HADDAD – Também ontem à noite, o ministro da Fazenda voltou a se manifestar sobre a polêmica criada em torno da desoneração da folha de pagamento, afirmando que não teme que a judicialização prejudique o governo no Congresso.

… O julgamento da ação da AGU que pede a desoneração às empresas e municípios foi interrompido no plenário virtual do STF por um pedido de vista do ministro Luiz Fux, após quatro votos favoráveis à decisão do relator Cristiano Zanin.

… Haddad disse que o placar (parcial) do Supremo “deixa claro que temos que encontrar um caminho para não prejudicar a Previdência”, que “a receita da Previdência é sagrada, temos que ter muita responsabilidade com isso, não dá para brincar com essas coisas”.

MAIS AGENDA – O dia começa cheio de informações vindas da Europa, com a preliminar do PIB/1Tri da França, Espanha, Alemanha, Itália,

Portugal e da zona do euro (6h), onde também será divulgada o CPI de abril (que deve recuar de 2,9% para 2,7% na base anual).

… Às 8h, o BC divulga o Relatório de Estabilidade Financeira e, às 8h25, a pesquisa Focus.

… Ainda na agenda doméstica, o Tesouro divulga o estoque da Dívida Pública Federal (14h30).

… Nos EUA, os indicadores mais relevantes hoje são o PMI/ISM de abril (10h45), com previsão de subir para 44,2 (de 41,4 em março), e 15 minutos depois (11h), o Índice de Confiança ao Consumidor, que pode recuar levemente para 104,0 em abril (de 104,7 em março).

BALANÇOS – Em NY, saem 3M, Coca-Cola, McDonald’s (antes da abertura) e AMD (após o fechamento), além de Amazon. Já na Europa, estão previstos para esta madrugada, antes de o mercado abrir: Lufthansa, Volks, Santander, HSBC e Air France.

CHINA HOJE – PMI/S&P/Caixin subiu de 51,1 em março para 51,4 em abril; já o PMI/NBS recuou a 50,4 em abril (de 50,8 em março).

COM A AJUDA DE MUSK – Influenciados pela disparada de Tesla, os índices de ações subiram em NY, neste início da semana, apesar do clima de expectativa pelas declarações de Powell amanhã (4ªF) e pelo emprego do payroll, na 6ªF.

… Com a manutenção do juro na conta, o mercado quer ver o quão hawkish vai ser o discurso do chefe do Fed.

… A ação da montadora disparou 15,3% depois de Elon Musk fechar um acordo com o grupo de busca Baidu para impulsionar a tecnologia de direção semiautônoma no mercado da China.

… Empresas estrangeiras que vendem veículos inteligentes no país serão obrigadas a usar um dos fornecedores locais de sistemas de mapeamento e navegação, conforme parceria fechada por Musk com o primeiro-ministro Li Qiang, em Pequim, no domingo.

… Tesla ajudou o Nasdaq a fechar com alta de 0,35%, a 15.983,08 pontos. O Dow Jones subiu 0,39% (38.387,06) e S&P500 ganhou 0,32% (5.116,15). Amazon, que divulga resultados hoje no final da tarde, subiu 0,75%. A semana ainda tem Apple, na 5ªF.

… “Na semana passada, o entusiasmo com as big techs superou as preocupações com a inflação”, disse Chris Larkin (E*Trade/Morgan Stanley), à Bloomberg. “Nesta semana, descobriremos se a Amazon e a Apple conseguirão manter esse ímpeto.”

… As bolsas em Wall Street se preparam para fechar abril no vermelho. Dados de inflação piores que o esperado levaram à reprecificação dos próximos passos da política monetária nos EUA, com expectativa de apenas um corte de juro. Dois no melhor dos mundos.

… Por outro lado, a temporada de balanços tem sido forte.

… De acordo com a FactSet, quatro de cada cinco companhias do S&P 500 que divulgaram números trimestrais tiveram resultados acima das expectativas. Estimativa da Bloomberg Intelligence mostra que, na média, o lucro das empresas deve subir 4,7% sobre o 1Tri23.

… Os índices chegaram a virar para o negativo depois da divulgação do relatório trimestral do Tesouro dos EUA, que elevou a estimativa de emissões no 2º trimestre em US$ 41 bilhões, gerando preocupações com o elevado nível da dívida americana.

… A oferta maior de títulos também freou a queda dos juros dos Treasuries, mas o movimento foi pontual. O retorno da note-2 anos caiu a 4,976% (4,9944% na 6ªF), o da note-10 cedeu a 4,616% (de 4,6645%) e o do T-bond de 30 anos recuou a 4,735% (de 4,7739%).

… No câmbio, as atenções permaneceram voltadas para o iene. Depois de a moeda romper a barreira de 160 ienes por dólar, virou e passou a subir com rumores de intervenção pelo governo japonês. No fim da tarde em NY avançava 1,16%, a 156,07/US$.

… A intervenção não foi oficialmente confirmada pelo BoJ, mas declaração do ministro de Finanças, Masato Kanda, afirmando que o governo do país “continuará” a responder a variações cambiais abruptas foi considerada um indício da atuação.

… O euro subiu 0,23%, a US$ 1,0724, apesar de o CPI da Alemanha em abril (2,2%) ter vindo abaixo do esperado (2,3%) na comparação anual, e também abaixo (0,5%) da expectativa (0,6%) no confronto mensal.

… A libra teve alta de 0,57%, a US$ 1,2563. Puxado pelo iene, o índice DXY recuou 0,30%, aos 105,683 pontos,

COM O PÉ DIREITO – Ibovespa iniciou a semana subindo mais que as bolsas em NY, graças às boas notícias corporativas. Apoiado por Vale e Petrobras, o índice recuperou o patamar dos 127 mil pontos e fechou na máxima, com alta de 0,65% aos 127.351,79.

… O giro foi muito fraco, de apenas R$ 17,4 bilhões.

… Vale saltou 1,85% (R$ 63,90) após a anunciar que vai pagar R$ 127 bilhões em obrigações passadas e futuras para encerrar as pendências financeiras em torno do rompimento da barragem de Mariana (MG).

… Petrobras fechou nas máximas do dia, com os investidores à espera do relatório de produção e vendas do 1Tri24, que saiu depois do pregão e de olho nos dividendos extras, já que a ação está com direito ao provento até hoje.

… Papel ON da Petrobras subiu 1,81% (R$ 44,54) e Petrobras PN, +1,79% (R$ 42,15), descolando da queda de 1,14% do Brent (US$ 87,20), com rumores de trégua em Gaza, que estaria sendo negociada pelos Estados Unidos.

… Bradesco PN subiu 1,30% e fechou na máxima de R$ 14,06. Já BB fechou estável, a R$ 27,55. Itaú Unibanco caiu 0,78%, a R$ 31,96.

… A lista de maiores altas trouxe Grupo Pão de Açúcar (+9,06%; R$ 3,01), Hypera ON (+5,36%; R$ 30,08) e Casas Bahia, que brilhou.

CASAS BAHIA – Foi a grande estrela do dia, disparando 34,19% (R$ 7,30), após a companhia fechar um acordo de recuperação extrajudicial com dois de seus principais bancos credores, o Banco do Brasil e o Bradesco, que detêm 54% das dívidas.

… No fim da tarde, a Justiça deu aval ao pedido de recuperação, que envolve renegociação de dívidas de R$ 4,1 bilhões.

… O montante renegociado, que envolve a 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries de debêntures, tinha custo médio de CDI +2,7% e prazo de 22 meses. Agora, o custo está em CDI + 1,2%, em 72 meses.

… Nos cálculos da empresa, o novo perfil da dívida preserva R$ 4,3 bilhões de caixa até 2027, sendo R$ 1,5 bilhão somente em 2024. Em contrapartida, os principais credores ganham o direito de converter 63% dos valores que lhe são devidos em ações da varejista.

… Bradesco BBI, XP e Genial avaliaram o pedido de recuperação extrajudicial como positivo para a reestruturação, em especial por tentar resolver problemas relacionados ao alto custo de dívida da companhia.

RECUO NOS JUROS – Alinhadas aos Treasuries e à queda do dólar lá fora, as taxas dos juros futuros fecharam com ligeira queda, em compasso de espera pela decisão do Fed amanhã, no feriado de 1º de maio por aqui.

… O déficit primário de R$ 1,527 bilhão em março, contra expectativa de superávit de R$ 1,4 bilhão, ficou em segundo plano.

… A alta de 0,31% no IGP-M de abril, bem acima do 0,12% esperado, foi um lembrete incômodo das incertezas quanto à inflação, mas para Fábio Romão, da LCA, não deve impedir o Copom de cortar o juro em 0,50pp em maio.

… O juro para Jan25 caiu a 10,160% (de 10,190%, na 6ªF) e o Jan26, a 10,395% (de 10,440%). O Jan27 recuou a 10,760% (de 10,807%), o Jan29, a 11,305% (de 11,346%), o Jan31, a 11,560% (de 11,592%) e o Jan33, a 11,640% (de 11,677%).

… O dólar à vista terminou estável (-0,02%), a R$ 5,1153. Hoje é dia de formação da Ptax que liquidará o futuro de maio.

EM TEMPO… KEPLER WEBER obteve um lucro líquido de R$ 52,2 milhões no 1Tri, um crescimento de 2% na base anual de comparação. O Ebitda ajustado foi 18% maior do que no 1Tri/23 e a receita líquido 17,7% sobre o 1Tri/23, para R$ 380,3 milhões.

ISA CTEEP. Transmissora de energia teve lucro líquido regulatório de R$ 409,2 milhões no 1Tri, alta de 33,7% sobre o 1Tri/23. Pela norma IFRS, o lucro líquido da empresa somou R$ 643,1 milhões, queda de 14,1% em base anual de comparação…

… Já o Ebitda regulatório foi de R$ 896,9 milhões (+21,4%) e o Ebitda IFRS, de R$ 1,101 bilhão (-8%), enquanto a receita líquida regulatória totalizou R$ 1,108 bilhão (+24,3%) e R$ 1,978 bilhão pela norma IFRS (+25,9%).

CEMIG. Pagará dividendos no valor de R$ 533,118 milhões: R$ 0,2422/ON e PN, em duas parcelas, sendo a primeira até 30 de junho, e a segunda até 31 de dezembro. Ações ficam ex a partir de hoje.

SLC AGRÍCOLA. Aprovou a distribuição de dividendos obrigatórios de R$ 365,052 milhões (R$ 0,8299/ON). Ex a partir de 5ªF, dia 2/5.

BRADESPAR. Confirmou o pagamento de dividendos complementares no valor de R$ 310 milhões, correspondendo a R$ 0,7405 por ação ordinária (ON) e a R$ 0,8146 por preferencial (PN). Ex a partir de hoje.

TAESA. Fará o pagamento de dividendos mínimos obrigatórios remanescentes de R$ 390,3 milhões: R$ 1,1329 por unit e R$ 0,3776 por ação ordinária (ON) e preferencial (PN). Ex a partir do dia 6 de maio.

OI. Assembleias geral ordinária e extraordinária, convocadas para ontem, para votar a proposta de grupamento das ações ON e PN, ambas na proporção de 10 para uma, não foram instaladas por falta de quórum. Não foi marcada ainda nova data.

BANCO SANTOS. Credores, incluindo o grupo Caoa e a Hering, vão receber mais R$ 365 milhões, no nono rateio da massa falida do banco de Edemar Cid Ferreira, que quebrou há quase 20 anos, em setembro de 2005.

C6 BANK. Registrou o primeiro lucro trimestral de R$ 460,918 milhões no 1Tri, revertendo o prejuízo de R$ 293,327 milhões no 1Tri/23.

UNIGEL. Em busca de acordo com a maioria dos credores para repactuar R$ 3,9 bilhões em dívidas financeiras, acertou novos termos em seu plano de recuperação extrajudicial, incluindo a possibilidade de uma oferta pública inicial de ações (IPO), informou o Valor.

AOS ASSINANTES DO BDM, BOM DIA E BONS NEGÓCIOS!

*com a colaboração da equipe do BDM Online

AVISO – Bom Dia Mercado, produzido pela Mídia Briefing, não pode ser copiado e/ou redistribuído.

Veja Também