Petróleo

Preços do petróleo caem antes de dados de estoque

Atualizado 27/06/2023 às 09:37:06

O petróleo recua no aguardo de dados do API, hoje, e do DoE, amanhã, com o Brent/agosto caindo a US$ 73,31 (-1,17%) e o WTI/agosto a US$ 68,55 (-1,18%). Pesquisa da Reuters indicou que os estoques americanos provavelmente cederam na semana até 23/6.

O atraso de seis meses do Brent, estrutura de preços em que os contratos mais curtos são negociados acima dos longos, está perto das mínimas de março, indicando uma preocupação cada vez menor com a crise de oferta. Para o spread de dois meses, o mercado está em contango raso, a estrutura oposta, indicando uma visão de excesso de oferta.

Na seara geopolítica, o mercado minimizou confronto entre Moscou e o grupo mercenário Wagner em comparação com considerações macroeconômicas persistentes. Os carregamentos de petróleo russo mantiveram-se dentro do cronograma.

O primeiro-ministro Li Qiang disse que a China tomará medidas para aumentar a demanda e revigorar os mercados, sem dar detalhes.

A demanda global por gasolina cresceu 365 mil bpd em relação ao ano anterior, com o consumo em uma alta de oito semanas de 9,4 milhões de bpd na semana de 17/6, disseram analistas do JP Morgan em nota. (Ana Katia + agências)

Veja Também