Internacional

Powell: É possível reduzir juros este ano se economia evoluir conforme esperado

Atualizado 20/03/2024 às 17:28:08

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/03/jeromepowell.jpeg

[20/03/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (20) que a autoridade monetária pode iniciar o ciclo de flexibilização monetária neste ano, caso a economia avance conforme o esperado. Powell falou após o Fed manter a taxa de juros entre 5,25% e 5,50% pela quinta reunião consecutiva.

Ainda assim, o presidente do BC ressaltou que a inflação segue alta e há incertezas no cenário e, por isso, o progresso dos preços não é algo “assegurado”.

Powell americano disse que a política monetária está no seu pico, indicando que o Fed não deve elevar juros novamente. Ele reiterou o comprometimento do Comitê de levar inflação para a meta de 2%.

A autoridade monetária também destacou a necessidade de não acelerar o processo de reduzir juros muito cedo, pois ocasionaria novos aumentos. Por outro lado, Powell enfatizou que demorar demais para iniciar os cortes também pode causar regressos na economia americana, levando a um potencial recesso e desemprego.

Apesar da expectativa de corte, quando perguntado sobre discussões de cortes futuros, Powell foi enfático ao dizer que o Comitê não discute decisões futuras e continuará atento a dados para as futuras decisões.

Em relação ao dados de inflação acima do esperado nos dois primeiros meses de 2024, Powell disse que os dados “não mudaram a história geral.”

“Há razões para acreditar que pode haver efeitos sazonais aí”, disse Powell, que afirmou que o PCE de fevereiro não foi “terrivelmente elevado”.

Powell destacou que o mercado de trabalho americano segue forte, com a demanda por trabalhadores ainda acima da oferta de mão de obra. No entanto, o número de trabalhadores disponíveis aumentou e foi a principal razão para as revisões positivas do crescimento do PIB americano nas projeções divulgadas junto da decisão de juros.

Veja Também