Internacional

Powell: É necessário mais dados antes de iniciar cortes de juros

Atualizado 03/04/2024 às 14:25:48

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/jerome-powell-federal-reserve-fed.jpg

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (3) que ainda é necessário mais informações antes dos dirigentes concluírem que é o momento de cortar juros. Segundo ele, o BC americano ainda precisa ganhar mais confiança de que a inflação está em direção à meta de 2%.

Em declarações no Fórum de Negócios, Governo e Sociedade, de Stanford, Powell disse que a maioria dos membros do Fomc acredita ser apropriado reduzir as taxas em algum momento este ano. Porém, reiterou que o cenário econômico ainda é bem incerto e há riscos nos dois lados.

O presidente do Fed fez um balanço sobre iniciar o ciclo de flexibilização cedo demais, uma vez que reduzir juros cedo demais pode reverter progressos contra inflação e exigir política mais apertada à frente. Por outro lado, um corte tardio poderia enfraquecer a economia e o emprego.

Em relação aos indicadores recentes acima do esperado, Powell afirmou que não mudam, materialmente, o quadro geral da economia. Além disso, disse ser cedo para opinar que os últimos dados de inflação são mais que só um solavanco.

A autoridade monetária voltou a reiterar a necessidade de mais confiança para cortar juros. “Não esperamos que seja apropriado reduzir juros até termos maior confiança de que a inflação está desacelerando de forma sustentável para 2%”, afirmou.

Após as declarações, os mercados não apresentaram grandes mudanças. As alterações mais nítidas ocorreram no T-Note de 2 anos, que passou a ceder, mas ronda a estabilidade.

O câmbio também sentiu, com o índice DXY atingindo mínimas, com queda de 0,51%, aos 104,283 pontos, por volta das 14h20. No mesmo horário, o dólar operava em queda 0,31% frente ao real, aos R$ 5,0428.

Veja Também