Petróleo

Petróleo fecha em queda; na semana, perde 7%

Atualizado 02/02/2024 às 16:57:35

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/11/petroleo1-1.png

As cotações do petróleo fecharam com queda forte nesta 6ªF, encerrando uma semana majoritariamente negativa, com preocupações sobre a demanda na China, excesso de oferta global e preocupações geopolíticas.

A forte alta do dólar ante outras moedas hoje, por causa do payroll de janeiro muito acima do esperado, contribuiu para pressionar os preços da commodity. Embora o aquecido mercado de trabalho americano possa implicar aumento de demanda, o dólar mais alto torna o óleo mais caro para o resto do mundo.

Não ajudou o fato de a Opep+ ter mantido a meta de corte de produção em 2,2 milhões barris/dia nesta semana. A avaliação é que o mercado global está bem abastecido e para uma alta mais assertiva de preços seria necessário um novo corte.

Na parte técnica, o rompimento das médias de 50 e 200 dias acelerou as perdas. Enquanto isso, investidores esperam se haverá de fato uma trégua em Gaza.

No fechamento, o contrato Brent para abril caiu 1,74%, a US$ 77,33 por barril, na ICE. O WTI para março recuou 2,09%, a US$ 72,27 por barril, na Nymex.Na semana, o Brent cedeu 6,78%, o WTI teve queda de 7,36%. (BDM Online + agências)

Veja Também