Petróleo

Petróleo fecha em alta hoje, mas recua 8% na semana

Atualizado 06/10/2023 às 16:00:54

As cotações do petróleo fecharam com alta moderada nesta 6ªF, após uma sessão volátil. De início, os preços caíram após a divulgação do payroll, que provocou uma fuga generalizada dos ativos de risco ao vir bem acima do esperado. Depois, conforme os mercados reavaliavam os detalhes do relatório de emprego dos EUA, o bom humor voltou, com queda do dólar, alta das ações e das commodities.

Na semana, contudo, as cotações caíram mais de 8%, pressionadas pela perspectiva de juros mais altos por mais tempo nos EUA e outras economias, que pode ter impacto na demanda. A alta dos preços esteve por trás da forte queda no consumo de gasolina nos EUA, conforme mostrado pelo DoE, segundo alguns analistas. Este cenário se sobrepôs à restrição de oferta que elevou os preços em mais de 30% desde junho. Sobrecomprado, o mercado de petróleo também estava sujeito a uma correção técnica, o que intensificou a queda dos preços.

No fechamento, o contrato Brent para dezembro subiu 0,61%, a US$ 84,58 por barril, na ICE. O WTI para novembro teve alta de 0,58%, a US$ 82,79 por barril, na Nymex. Na semana, o Brent caiu 8,26%, o WTI recuou 8,81%. (BDM Online + agências)

Veja Também