Petróleo

Petróleo avança em meio às ponderações sobre a situação no Mar Vermelho

Atualizado 20/12/2023 às 08:08:19

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/11/petroleo-1-2.jpg

O petróleo sobe mais firme com os investidores de olho na situação no Mar Vermelho após os recentes ataques de militantes Houthi iemenitas alinhados ao Irã. Há pouco o Brent/fev subia aos US$ 80,24 o barril (+1,27%) e o WTI para o mesmo mês, a US$ 75,02 (+1,46%). Washington lançou uma força-tarefa para salvaguardar o comércio na região, enquanto grandes companhias redirecionavam seus navios.

Os Houthis prometeram desafiar a missão naval e continuar a atacar as embarcações no que seria um apoio ao Hamas. No entanto, o impacto sobre a oferta tem sido limitado, dizem os analistas, uma vez que a maior parte do petróleo do Oriente Médio é exportada pelo Estreito de Ormuz. A S&P Global Commodity Insights afirmou que, olhando para o futuro, os EUA estão produzindo mais petróleo do que qualquer país na história, liderando um forte crescimento da oferta fora da Opep+.

image 5
Petróleo avança em meio às ponderações sobre a situação no Mar Vermelho 2

A quantidade de petróleo que o país exporta já está próxima da produção total da Arábia Saudita ou da Rússia. O DoE informou ontem a compra de 2,1 milhões de barris para reabastecer a Reserva Estratégica (SPR) americana.  (Ana Katia + agências)

Veja Também