Internacional

No Estado da União, Biden deve elogiar a economia e mostrar que não é ‘velho demais’

Atualizado 07/03/2024 às 16:23:56

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/03/joe-biden-presidente-eua.jpg

O presidente dos EUA, Joe Biden, vai fazer seu discurso anual sobre o Estado da União hoje à noite apresentando um crescimento econômico mais forte e um desemprego menor do que o previsto, segundo o Estadão.

O mandatário também quer desafiar a imagem de líder velho e que comete gafes. Na corrida presidencial contra Donald Trump, as pesquisas mostram que os eleitores estão sem inspiração, divididos e apáticos.

O índice de aprovação do presidente continua a oscilar em torno de 41. O discurso é menos importante hoje em dia porque atrai menos audiência. No ano passado, ele teve a segunda pior audiência desde 1993. Mas ainda assim atraiu 27 milhões de espectadores, de acordo com a Nielsen.

A campanha de Biden espera aumentar seu alcance transmitindo o discurso no Instagram pela primeira vez. Apesar da capacidade de Biden de brincar com repórteres, reunir-se com líderes mundiais e interagir com eleitores na campanha, o presidente de 81 anos é atormentado por uma imagem de um homem velho, alimentada por Trump e a mídia conservadora.

Os democratas dizem, em particular, que Biden precisa usar o discurso sobre o Estado da União para rebater as percepções de que ele é velho demais para o cargo.

O discurso deve ser ágil e forte, com notas de desafio e sagacidade, dizem eles. Um assessor democrata disse que esse discurso é mais importante do que qualquer pesquisa que tenha sido divulgada recentemente.

Veja Também