Europa: Bolsas operam de forma mista com tarifas e balanços no radar

As bolsas europeias estão operando de forma mista nesta manhã com investidores acompanhando os resultados corporativos que estão sendo divulgados e ainda observando as questões comerciais deflagradas com a guerra tarifária promovida por Trump.

A bolsa de Londres opera em leve queda de -0,03% enquanto Frankfurt está em leve alta de +0,12%. Em Paris, os negócios estão positivos em +0,78%, mas em Madrid, o Ibex35 cai um pouco além da estabilidade para -0,04%. O índice Stoxx600, no entanto, marca o humor negativo dos investidores, com queda de -0,45%. (BDM Online)

Petróleo: Contratos futuros sobem após falas de Trump sobre negócios da Índia com Rússia

Os preços dos contratos futuros do petróleo no mercado global estão em alta na manhã desta quinta-feira com investidores avaliando a fala de Trump indicando que a Índia deverá parar de comprar petróleo da Rússia.

Essa medida poderia interromper os fluxos globais. Segundo Trump, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu parar as compras de Moscou. Em agosto, ele havia imposto tarifas adicionais à Índia em razão das compras do petróleo russo.

Com este cenário, investidores pagam preços mais caros para o contrato de dezembro do Brent, que, às 6h45, operava em alta de +0,45% aos US$ 62,19/barril, e em +0,53% aos US$ 58,58/barril para os contratos do WTI para novembro. (BDM Online)

Ásia: Bolsas ficam majoritariamente no positivo com destaque para a Coreia do Sul

As bolsas de valores da Ásia encerraram o pregão desta quinta-feira de modo misto, mas com mais prevalência de índices positivos. O dia foi marcado pela boa performance das ações de tecnologia, particularmente na Coreia do Sul, onde o índice Kospi subiu +2,59% diante do otimismo do país em relação a um acordo comercial com os EUA. Ações de montadoras e fabricantes de baterias e chips foram destaques.

Em Taiwan, o índice Taiex ganhou tração (+1,36%) com as ações da TSMC, que projeta crescimento de receita e aumento da previsão de investimentos. Em Tóquio, o Nikkei fechou em alta de +1,33% com apoio das ações do Sofbank Group, que disparou com alta de mais de 8%.

Na China continental, Xangai ficou levemente acima da estabilidade, com +0,10%, mas Shenzhen caiu -0,25%. E Hong Kong também ficou no terreno negativo, com leve queda de -0,09%. (BDM Online)