Apenas Tóquio fica no positivo na sessão asiática do mercado financeiro
Após três dias no terreno positivo, as bolsas asiáticas fecharam o pregão da sexta-feria majoritariamente no campo negativo. O Nikkei 225 foi na contramão em Tóquio puxado pela alta forte do Softbank e outras ações.
Na China, queda em Xangai (-0,12%) e em Shenzhen (-0,26%) e, em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu -0,89% com queda forte de ações de eletrônicos e do setor imobiliário.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu -0,55% e, em Taiwan, o Taiex ficou praticamente estável, marcando leve alta de +0,07%. (BDM Online)
No Diário de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta o alívio nos mercados após o Fed reforçar expectativas de cortes de juros e o governo brasileiro sinalizar que não retaliará o tarifaço dos EUA. O dólar caiu para R$ 5,42, menor nível desde julho, e o Ibovespa avançou 1,48%, aos 136 mil pontos. Juros futuros recuaram com a valorização do real e menor prêmio de risco. No exterior, dólar perdeu força globalmente, enquanto investidores aguardam dados de inflação da China para calibrar expectativas.
Vai rolar: Guillen, Mello, Tebet e Gleisi participam de evento
[08/08/25] Vence hoje o ultimato de Trump para Putin encerrar o conflito na Ucrânia, embora o próprio republicano já tenha minimizado o prazo. Em outra frente de interesse ao mercado, o presidente americano confirmou a escolha do chefe do conselho de assessores econômicos da Casa Branca, Stephen Miran, para um mandato-tampão no Fed até janeiro, enquanto Christopher Waller, que votou por corte de juro na última reunião, desponta como favorito para o lugar de Powell.
Já é de quase 100% a chance de o ciclo dovish começar em setembro, ampliando a queda global do dólar.
É mais fraca a agenda econômica aqui e lá fora hoje. Guillen participa de evento do JOTA, às 9h e Petrobras promove teleconferência aos investidores, às 11h15, para comentar o balanço trimestral divulgado na noite de ontem, em que reverteu o prejuízo de um ano antes e anunciou a distribuição de dividendos para os acionistas. (Rosa Riscala)
👉 Confira abaixo a agenda de hoje
Indicadores
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S da 1ª quadrissemana de agosto
▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional de junho
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação
▪️ 22h30 – China/NBS: CPI e PPI de julho
Eventos
▪️ 09h00 – Diogo Guillen (BC), Guilherme Mello (Fazenda) e ministras Simone Tebet e Gleisi Hoffmann participam de evento organizado pelo Jota
▪️ 11h20 – EUA: Alberto Musalem (Fed/St. Louis) participa de evento sobre crédito bancário
▪️ 11h15 – Teleconferência da Petrobras sobre balanço do 2TRI