Bolsas europeias avançam com expectativa de acordo comercial com os EUA

As bolsas europeias avançaram nesta 4ªF, em meio à expectativa de fechar nos próximos dias um acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos.

O Comissário de Comércio do bloco, Maros Sefcovic, disse ao parlamento europeu que a prioridade da UE é uma solução negociada com os EUA.

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia está trabalhando em estreita colaboração com o governo americano para chegar a um acordo, mas que a UE está preparada “para todos os cenários”.

Trump, por sua vez, afirmou ontem que enviará à UE até amanhã uma carta com as novas alíquotas tarifárias, que entrarão em vigor no dia 1º de agosto, caso não haja acordo em outro sentido.

O índice DAX, de Frankfurt, subiu 1,42%. O CAC40, de Paris, ganhou 1,44%. E o FTSE 100 de Londres avançou 0,15%. O Stoxx 600 fechou em alta de 0,78%, aos 549,96 pontos.

Braskem lidera altas do Ibovespa desde o início do pregão

As ações da Braskem registram o melhor desempenho do índice desde o começo das negociações desta quarta-feira.

O papel é beneficiado pela aprovação de regime de urgência, na Câmara dos Deputados, para o Projeto de Lei que propõe a criação do Programa Especial para a Sustentabilidade da Indústria Química (PRESIQ).

Objetivo é promover o desenvolvimento da indústria petroquímica brasileira por meio da concessão de créditos fiscais para empresas elegíveis. Há pouco, papel avançava 8,06%, negociado a R$ 10,05.

Ibovespa descola-se de NY e registra queda; dólar sobe com tarifas 

O Ibovespa registra mais um dia de queda, descolando-se completamente do pregão de NY, onde as bolsas estão em alta segura, mesmo após as declarações mais duras de Trump no tema das tarifas.

Investidores aguardam a divulgação da ata do Fed hoje às 15h para avaliar os rumos da política monetária dos EUA.

Aqui, dia de feriado estadual, Braskem subiu forte durante a manhã com a aprovação do regime de urgência para o Programa Especial para a Sustentabilidade da Indústria Química.

A ação da empresa bateu em quase 8% e foi para leilão. Dólar negociado a R$ 5,4651 com alta de +0,35% e o DXY estável em 97.516 pontos.