Ásia: Sessão termina em alta com menos tensão comercial entre EUA e China

Todas as praças do mercado financeiro asiático terminaram a sessão desta segunda-feira em alta importante, com destaque para o índice Nikkei em Tóquio, que subiu +3,47%. Um dos conselheiros do BoJ, Hajime Nakata, disse ver oportunidade para alta nos juros já que as preocupações com tarifas diminuíram.

Na China, as bolsas subiram com a perspectiva do encontro desta semana entre o Scott Bessent e o vice-primeiro-ministro He Lifeng, na Malásia. Ainda na China, dados menores do PIB não afetaram os negócios. Xangai terminou em alta de +0,63% e Shenzhen, +0,98%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta forte de +2,42%. Na Coreia do Sul, o índice Kospi encerrou o dia em alta de +1,76% e, em Taiwan, o índice Taiex cravou +1,41%. (BDM Online)

Diário Econômico PicPay, por Ariane Benedito

No Diário de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que o ambiente internacional mais favorável impulsionou bolsas e commodities na última sexta-feira, com 85% das empresas do S&P 500 superando expectativas. O real valorizou 1,78% e o dólar voltou à faixa de R$ 5,40. O Ibovespa encerrou três semanas de queda, subindo 1,93% a 143 mil pontos. Hoje, destaque para a Pesquisa Focus e, ao longo da semana, a atenção fica voltada para o IPCA-15 e para os PMIs europeus.

Vai rolar: Lula lança hoje crédito facilitado para reforma de casas populares

[20/10/25] A semana começa com uma bateria de indicadores informados hoje pela China, incluindo o PIB/3Tri, que desacelerou o crescimento de 5,2% para 4,8%. Apesar do ritmo mais fraco da economia, o PBoC manteve os juros estáveis, em meio às tensões comerciais com os Estados Unidos.

Os mercados aguardam mais animados o encontro de Trump e Xi no final do mês, após Washington sinalizar um novo recuo.

A nota de apreensão vem do Oriente Médio, após Israel e Hamas terem violado o cessar-fogo.

A agenda de indicadores está concentrada na sexta-feira, com o IPCA-15 aqui e o CPI americano, como única exceção na divulgação de dados no shutdown, que completa 20 dias. (Rosa Riscala)

👉 Confira abaixo a agenda de hoje

Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha: PPI de setembro
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 10h00 – CNI: Sondagem industrial de setembro
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal

Eventos
▪️ 03h00 – China: Plenária do Partido Comunista
▪️ 10h30 – BC realiza dois leilões de linha de até US$ 1 bilhão no total
▪️ 15h30 – Lula lança programa para reforma de casas populares