Petróleo oscila após registrar maior perda anual desde 2020

O petróleo oscilou no primeiro dia de negociações de 2026, após registrar sua maior perda anual desde 2020, em meio a ataques de drones ucranianos a instalações petrolíferas russas e um bloqueio dos EUA pressionando as exportações venezuelanas. Há pouco devolveram os leves ganhos, com o WTI para fevereiro a US$ 57,10 (-0,56%) e o brent para março, a US$ 60,53 ( -0,53%).

Rússia e Ucrânia trocaram acusações de ataques contra civis no dia de Ano Novo, enquanto a pressão dos EUA sobre o presidente venezuelano Nicolás Maduro continua, com a imposição, de sanções a quatro empresas e petroleiros associados.

No Oriente Médio, a crise entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos a respeito do Iêmen se agravou após a suspensão de voos no aeroporto de Aden, na 5ªF. Isso ocorreu antes de uma reunião virtual da OPEP+, marcada para 4/1.

Europa abre 2026 com recorde e setor de Defesa é destaque

As bolsas europeias atingem níveis recordes no início de 2026, com apoio do setor de Defesa, que levou o FTSE 100 a ultrapassar a marca simbólica de 10.000 pontos pela primeira vez na história. Os investidores avaliam dados da indústria manufatureira da zona do euro, com os níveis de produção diminuindo, e, no Reino Unido, os preços das casas caíram inesperadamente 0,4% em dezembro, resultando em crescimento anual de apenas 0,6% para 2025 , o menor aumento anual desde abril de 2024, segundo relatório da Nationwide Building Society.

Economistas previam um aumento mensal de 0,1% e um crescimento anual de 1,2%. Há pouco a bolsa de Londres subia +0,85%, a da Frankfurt +0,52% e a de Paris +0,70%.

Ásia fecha em alta no primeiro pregão do ano, com China e Japão ainda fechados

As bolsas de valores da Ásia que operaram nesta sexta-feira , o primeiro pregão de 2026, fecharam em alta forte com ações de tecnologia dando o tom. O destaque foi do índice Hang Seng que subiu +2,76% em Hong Kong após altas expressivas de Alibaba e Baidu.

Na China continental, os mercados ficaram fechados em Xangai e Shenzhen. Também em Tóquio, a bolsa não operou nesta 6ª ainda em razão do feriado de final de ano. Em Seul, o índice Kospi subiu +2,27% jogando a pontuação local para um nível recorde. E, em Taipé, o Taiex fechou em alta de +1,33%. (BDM Online)