Express

BDM Express: Meta rouba a cena em dia de payroll

Atualizado 02/02/2024 às 06:11:42

As bolsas em NY abrem hoje sob o impacto da festa da Meta no after hours. A empresa deu um salto de 14%, após triplicar o lucro no 4Tri/23. Amazon também surpreendeu e escalou 7%. Já Apple caiu 3% com a queda das vendas na China. Hoje o dia é do payroll, que pode reforçar o esfriamento do mercado de trabalho. O relatório sai às 10h30 e deve mostrar a criação de 196 mil vagas em janeiro.

Por aqui, a produção industrial de dezembro (9h) pode registrar leve expansão e a Vale pode adiar o desfecho da sucessão em seu comando. Uma reunião extraordinária do conselho de administração da mineradora está marcada para hoje, mas o Broadcast apurou que a empresa pode estender até maio o debate se o CEO, Eduardo Bartolomeo, fica ou não.

Em NY, os índices futuros das bolsas aceleraram após os balanços de ontem à noite e o Nasdaq promete bombar na abertura. Foi a maior surpresa a Meta ter anunciado pagamento de dividendos pela primeira vez na história. A empresa desembolsará US$ 0,50 por ação e fará pagamentos trimestrais, segundo as condições de mercado.

Se o payroll não pregar nenhum susto, é capaz de a euforia com as giant techs influenciar mais hoje o humor do que o próprio relatório de emprego. Um payroll fraco hoje só deve reforçar as chances de o juro ser relaxado no 2Tri. Gradativamente, a criação de vagas de emprego vem baixando nos EUA. Mesmo que venha um número forte, economistas estimam menos de 200 mil novas vagas de trabalho por mês este ano.

MAIS POWELL – Na noite de domingo, a rede de TV americana CBS News exibe entrevista com ele. O bate-papo foi gravado nesta 5ªF e discutiu inflação, cortes nos juros e a saúde do sistema bancário nos EUA, de novo em xeque.

EMENDAS – Em Brasília, Simone Tebet confirmou que o governo deve apresentar um PL perto do feriado do Carnaval para tratar sobre a recomposição do corte de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão na LOA. O acordo político vem em meio à articulação da equipe econômica com o Congresso sobre a MP da Reoneração.

METEOROS DOS PRECATÓRIOS – O governo colocou em curso um plano para tentar resolver o custo bilionário que os precatórios representam aos cofres e desarmar a bomba fiscal para as contas públicas. O Planejamento mapeou as principais causas dessas dívidas judiciais e os benefícios que concentram o maior nível de judicialização, e vai enviar o levantamento para a AGU nos próximos dias para decidir o que pode ser feito.

“INFLAÇÃO NA VEIA” – A volta ontem da incidência do ICMS sobre a gasolina e o diesel resgatou os receios de pressões no IPCA em fevereiro. A retomada da cobrança do imposto já era esperada e pode impactar o IPCA deste mês entre 0,1pp e 0,12pp, segundo cálculo de economista ao Broadcast.

MAIS AGENDA – O IBGE deve informar leve crescimento de 0,2% da produção industrial em dezembro. O IPC-Fipe de janeiro (5h) deve desacelerar a alta para 0,36%, contra 0,38% em dezembro. Lula anuncia, às 10h, a obra do Túnel Santos-Guarujá, com Tarcísio de Freitas e Haddad presentes. Depois, Lula segue para São Bernardo para participar de cerimônia na Volkswagen (15h).

NOS EUA – Sai a leitura final de janeiro do sentimento do consumidor (12h). Também ao meio-dia, as encomendas à indústria têm previsão de +0,4% em dezembro. Às 15h, vêm os dados da Baker Hughes de poços de petróleo em operação. Chevron e ExxonMobil soltam balanço antes da abertura.

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.

Veja Também