Ásia

Ásia abre a semana em baixa, cautelosa com Fed e antes de decisão de juro da China

Atualizado 19/06/2023 às 07:11:21

As bolsas asiáticas caíram em bloco na abertura da semana, depois do rali de sexta-feira, cautelosas em dia de feriado nos EUA e à espera de uma provável redução das principais taxas de juros chinesas hoje à noite (22h15). Agências relatam que, além desse corte, está em preparação um pacote de estímulo para os setores imobiliário e de consumo.

Ainda assim, o Goldman Sachs seguiu outros grandes bancos e, no domingo, cortou a projeção de crescimento anual do PIB chinês de 6% para 5,4%. O minério de ferro caiu 0,12% em Dalian.

O secretário de Estado Anthony Blinken se encontrou há pouco com o líder Xi Jinping em Pequim, na primeira viagem de um chefe da diplomacia dos EUA à China desde 2008, mas os relatos são de poucos avanços sobre as diferenças entre os dois países, incluindo Taiwan.

Globalmente, o foco da semana é a trajetória de juros nos EUA. Jerome Powell será sabatinado por deputados e senadores na quarta e na quinta, na apresentação do relatório semestral de política monetária do Fed, e o texto, já divulgado na sexta, fala de “considerável incerteza” sobre o ciclo de aperto. Confira o fechamento dos índices:
(Lucia Boldrini + agências)

▪️ Tóquio — Nikkei: -1,00%
▪️ Hong Kong — Hang Seng: -0,64%
▪️ Taiwan — Taiex: -0,08%
▪️ Coreia — Kospi: -0,62%
▪️ China — Xangai: -0,54%
▪️ China — Shenzhen: -0,09%

Veja Também