Petróleo tem leve queda, mas fecha janeiro com ganho de quase 14%, de olho na geopolítica
Segundo especialistas, o movimento reflete uma realização de lucros
Após avançar por três sessões consecutivas, os contratos futuros de petróleo apresentaram uma leve correção nesta 6ªF. Segundo especialistas, o movimento reflete uma realização de lucros após as valorizações expressivas dos últimos dias.
A questão geopolítica segue no radar, com o horizonte ainda em aberto nas relações entre EUA e Irã – o que desperta preocupações.
Hoje, Trump disse acreditar que o país pretende fazer um acordo com os iranianos.
Do outro lado, ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que as autoridades estão prontas para negociar, sob condições “justas e equitativas”, sem a sombra de ameaças.
Segundo ele, não existe até o momento nenhuma reunião agendada com os americanos.
O dia teve ainda a divulgação da Baker Hughes de que o número de poços e plataformas de petróleo em atividade não variou na semana, permanecendo em 411.
O contrato do Brent para março fechou em leve queda de 0,02%, a US$ 70,69 por barril na ICE, enquanto o WTI para o mesmo mês recuou 0,32%, a US$ 65,21 por barril na Nymex. No acumulado da semana, os desempenhos são positivos em 5,22% e 6,78%, alcançando 13,9% e 13,6% em janeiro, respectivamente.