Petróleo tem alta moderada após reunião EUA-Irã; desempenho na semana é negativo
Americanos anunciaram novas sanções para restringir as exportações da commodity pelo Irã
Em uma sessão bastante volátil, os contratos futuros de petróleo terminaram esta 6ªF com alta moderada.
O dia foi recheado de notícias relevantes, a começar pela aguardada reunião entre os EUA e o Irã para discutir um possível acordo nuclear.
Segundo autoridades, o encontro em Omã foi um “bom começo” e as partes darão andamento às conversas, mas a data e o local das próximas negociações ainda serão definidos.
Apesar do clima de otimismo, o WSJ noticiou que Teerã segue se recusando a encerrar seu programa de enriquecimento de combustível nuclear.
Em outra frente, os americanos anunciaram novas sanções para restringir as exportações de petróleo do Irã, incluindo a imposição de sanções a 14 navios.
Em paralelo, a UE divulgou o 20º pacote de sanções à Rússia, que inclui uma proibição total dos serviços marítimos para o petróleo bruto.
O contrato do Brent para abril fechou em alta de 0,74%, a US$ 68,05 por barril na ICE, enquanto o WTI para março avançou 0,41%, a US$ 63,55 por barril na Nymex.
No acumulado da semana, os desempenhos são negativos em 1,83% e 2,54%, respectivamente. Foi a primeira baixa semanal em pouco mais de um mês.