Petróleo tem alta firme com tensões no Oriente Médio antes de reunião entre EUA e Irã

Os EUA abateram hoje um drone iraniano que se aproximou “agressivamente” do porta-aviões Abraham Lincoln no Mar Arábico

petroleo
Foto:

Após a forte queda de ontem, os contratos futuros de petróleo apresentaram recuperação parcial nesta 3ªF, em meio à expectativa sobre a reunião entre EUA e autoridades do Irã na sexta (06/02) para um possível acordo nuclear.

Segundo o site Axios, o Irã exigiu mudanças no local e no formato das negociações com os EUA. A ideia seria transferir as negociações de Istambul para Omã e realizá-las em formato bilateral, apenas com os americanos.

Os preços da commodity já negociavam em alta e acentuaram os ganhos após notícia da Reuters de que militares dos EUA abateram hoje um drone iraniano que se aproximou “agressivamente” do porta-aviões Abraham Lincoln no Mar Arábico.

Além disso, um grupo de lanchas iranianas se aproximou de um petroleiro de bandeira norte-americana no Estreito de Ormuz, ao norte de Omã, segundo fontes.

Em outra frente, apesar da agenda de negociações para um possível cessar-fogo, a Rússia realizou nesta madrugada o ataque “mais potente do ano” à Ucrânia, nas palavras de Zelensky.

As commodities e o dólar têm apresentado oscilações bruscas desde Trump anunciou a escolha de Kevin Warsh para comandar o Fed, a partir de maio. Há pouco, a moeda americana tinha leve queda frente a pares (DXY -0,18%).

O contrato do Brent para abril fechou alta de 1,55%, a US$ 67,33 por barril na ICE, enquanto o WTI para março avançou 1,72%, a US$ 63,21 por barril na Nymex.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado share icon - Bom dia Mercado