Petróleo sobe forte com tensões geopolíticas no radar, à espera do payroll

Movimento reverte parte das perdas verificadas recentemente

commodity-petroleo-wti
Foto: (Foto: Unsplash)

Os contratos futuros de petróleo terminaram o dia com forte valorização, revertendo parte das perdas verificadas recentemente, com os investidores de olho nas tensões geopolíticas e na expectativa quanto ao payroll americano, que sai amanhã.

Enquanto o governo dos EUA articula um plano abrangente para dominar a indústria petrolífera venezuelana, eclodem protestos no Irã, onde um apagão de internet foi relatado.

Ao contrário da Venezuela, o país ainda exporta cerca de 2 milhões de bpd e produz entre 3,2 e 3,5 milhões de bpd, o que representa um volume muito maior no mercado global do que os 0,5 milhão de bpd venezuelanos.

Em paralelo, crescem as incertezas sobre os próximos passos dos EUA para controlar a Groenlândia. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, tem reunião na semana que vem com autoridades dinamarquesas para discutir a questão.

O contrato do Brent para março fechou em alta de 3,38%, a US$ 61,99 por barril na ICE, enquanto o WTI para fevereiro avançou 3,16%, a US$ 57,76 por barril na Nymex.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado