Petróleo sobe forte com escalada de tensões entre EUA e Irã
Trump declarou à NBC que o líder supremo iraniano “deveria estar muito preocupado”
Os contratos futuros de petróleo subiram pelo segundo dia consecutivo, em um movimento ainda mais acentuado que o de ontem, em meio ao impasse nos termos para um possível acordo nuclear entre EUA e Irã.
Segundo fontes do site Axios, a reunião agendada para sexta (06/02) teria sido cancelada depois que o Irã exigiu mudanças no local e no formato das negociações.
O desejo iraniano é transferir o encontro de Istambul para Omã e que as conversas sejam limitadas ao programa nuclear.
Os americanos, em contrapartida, pressionam para incluir o programa de mísseis balísticos e o apoio a milícias aliadas no Oriente Médio nos entendimentos.
Agora à tarde, Trump declarou à NBC que o líder supremo do Irã “deveria estar muito preocupado”, sem fornecer maiores detalhes.
Especialistas dizem que a grande questão, em caso de ataques dos EUA ao país, gira em torno da extensão, retaliação e se haverá ou não uma guerra de verdade.
O dia teve ainda divulgação do DoE, segundo o qual os estoques de petróleo bruto nos EUA caíram 3,455 milhões de barris na semana passada, ante expectativa de estabilidade por parte de analistas.
O contrato do Brent para abril fechou em alta de 3,16%, a US$ 69,46 por barril na ICE, enquanto o WTI para março avançou 3,05%, a US$ 65,14 por barril na Nymex.