Petróleo sobe com vaivém de expectativas sobre paz na Ucrânia e Opep+ no radar
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse esperar que acordo entre ucranianos e russos possa ser anunciado até quinta-feira
Em uma sessão bastante volátil, os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira, com os investidores monitorando o andamento das propostas e as reações de líderes frente a um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.
Outra expectativa do mercado é sobre a reunião ministerial da Opep+ no domingo (30/11), em meio a um cenário de excesso de oferta.
No campo geopolítico, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse esperar que um acordo entre ucranianos e russos possa ser anunciado até quinta-feira (27/11).
O jornal britânico Financial Times traz reportagem dizendo que o governo Trump deve procurar Moscou nos próximos dias para tentar avançar nas negociações. Uma primeira versão do plano, vazada à imprensa, teria sido considerada muito favorável à Rússia e, assim, os 28 pontos iniciais teriam sido revisados para 19, na tentativa de acomodar algumas demandas ucranianas e de líderes da UE.
O contrato do Brent para janeiro subiu 1,29%, a US$ 63,37 por barril na ICE, enquanto o WTI para o mesmo mês avançou 1,34%, a US$ 58,84 por barril na Nymex.