Internacional

Livro Bege: Pressão sobre preços persistem, mas distritos veem moderação

Atualizado 06/03/2024 às 16:25:33

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/01/federal-reserve-eua-.jpg

Os distritos destacaram que os preços seguem pressionados, mas muitos perceberam que houve algum grau de moderação, conforme destacou o Livro Bege, do Federal Reserve. O documento também enfatizou que as empresas encontram dificuldades para repassar preços.

“As empresas tiveram mais dificuldade em passar custos mais elevados para os seus clientes, que se tornaram cada vez mais sensíveis às alterações de preços”, mostrou o relatório.

As perspectivas de crescimento econômico no futuro se mantiveram positivas no geral, com os distritos notando expectativas maiores sobre demanda e condições financeiras menos restritivas para os próximos seis, 12 meses.

O relatório do BC americano mostrou ainda que vários contatos citaram aumento na demanda por residências. As demandas por empréstimo estavam em baixa e qualidade do crédito, saudável no geral. Atividade do setor imobiliário comercial foi fraca, sobretudo em escritórios, segundo o relatório.

Bandeira dos Estados Unidos (EUA)
(Foto: Freepik)

Mercado de trabalho

A maioria dos distritos destacou que houve um aumento ligeiro ou moderado no mercado de trabalho: “No geral, o mercado de trabalho apertado diminuiu ainda mais, com quase todos os distritos destacando alguma melhoria na disponibilidade de mão de obra e na retenção de funcionários”.

Os negócios encontraram maior facilidade para preencher vagas de emprego e encontrar profissionais qualificados para os papéis. Apesar disso, as companhias ainda apresentaram dificuldades em reter trabalhadores com maior qualificação.

O Livro Bege também mostrou que os salários cresceram ainda mais nos distritos, embora vários documentos indicassem um ritmo de aumento mais lento. “As expectativas dos funcionários em relação aos ajustes salariais estavam supostamente mais alinhadas com as médias históricas”, destacou o documento do Fed.

Veja Também