Ibovespa

Ibovespa recua, com temores sobre recessão, acompanhando mercados externos

Atualizado 23/06/2023 às 10:56:20

O Ibovespa iniciou os negócios desta sexta-feira seguindo o pessimismo dos mercados externos, onde os investidores processam as decisões de política monetária dos principais BCs do mundo e seus significados para o crescimento econômico global. O índice recua 0,19%, aos 118.713,62 pontos, assim como em Wall Street, onde o Dow Jones perde 0,49%, o Nasdaq -1,32% e o S&P500 -0,81%.

Com a certeza de pelo menos mais uma alta de juros pelo Fed e a possiblidade de recessão econômica, as atenções se voltam para as falas de três integrantes do BC norte-americano nesta sexta-feira. Na seara política doméstica, o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou ontem a versão preliminar de seu substitutivo para a Proposta de Emeda à Constituição (PEC), que altera o sistema tributário, prevendo a fusão de cinco impostos em IVA dual e três alíquotas.

Por aqui, as expectativas do mercado se voltam para a ata do Copom, que sai semana que vem, para assim obter pistas sobre se a queda da Selic será em agosto ou setembro. Assaí (#ASAI3), a última ação a sair de leilão, em razão de block trade, registra o melhor desempenho do índice, subindo 6,59% (R$ 14,24); na ponta oposta, Yduqs (#YDUQ3) lidera as baixas, com perda de 9,94% (R$ 18,04). (Priscila Arone)

Veja Também