Política

Haddad diz esperar que Câmara vote reforma tributária ainda neste ano

Atualizado 19/10/2023 às 11:00:29

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou nesta manhã de um congresso sobre direito constitucional em Brasília. Durante o evento, ele disse estar muito confiante de que o Congresso vá concluir a avaliação da reforma tributária, cujo texto será alterado no Senado, mas afirmou que não há nada que impeça a Câmara de votá-lo neste ano.

Para o ministro, o sistema tributário brasileiro – que está na 184ª colocação entre os 190 avaliados pelo Banco Mundial – traz insegurança jurídica e é o principal obstáculo para investimentos no país. “Entre os temas fundamentais da área econômica, o primeiro é corrigir o sistema tributário”, afirmou. Segundo ele, o objetivo da reforma é promover justiça social e corrigir distorções e não existe “sanha arrecadatória”. “Temos de somar forças neste momento para aproveitar nossas vantagens”, declarou, acrescentando que o desafio é promover a conciliação dos poderes da República.

Sobre política monetária, Haddad afirmou que 2024 será um ano desafiador, já que não sabemos quando as taxas de juros cairão no mundo. No caso do Brasil, porém, disse que temos “gordura” e que há espaço para possíveis novos cortes de juros, afirmando que a declaração não é uma pressão do BC. O ministro disse também que organizar as contas públicas é difícil, já que tem sempre alguém sendo contrariado. Por outro lado, declarou que “fazemos a grande política” e que a oposição pode ajudar, “inclusive criticando”.

Veja Também