Giro dos Mercados
Juros disparam, pressionados por Treasuries e dólar, e afetam Ibovespa
[09/10/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O mercado doméstico acentuou a aversão ao risco na última hora, com o dólar à vista avançando 1,03%, a R$ 5,5897, e encostando nos R$ 5,60, além dos juros futuros disparando até 29 pontos-base no miolo da curva no pior momento do dia.
O Ibovespa perdeu os 130 mil pontos e cede 1,24%, aos 129.877 pontos. Operadores não identificaram uma causa específica para o mau humor tão intenso aqui. O mercado brasileiro está pesado desde a abertura por conta da nova queda nos preços das commodities e agora sente também a disparada dos juros.
O IPCA subiu 0,44% em setembro e ficou dentro do esperado, mas sua aceleração em relação a agosto reforça o cenário para o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar a taxa Selic.
Lá fora, os juros dos Treasuries também apontam para cima, assim como o dólar frente aos pares (DXY +0,32%). A presidente do Federal Reserve de Dallas, Lorie Logan, disse mais cedo que está preocupada com uma possível estagnação da inflação acima da meta.
Investidores aguardam por alguma sinalização sobre o rumo dos juros americanos na ata do Fed, que sairá em instantes, e no Índice de Preços ao Consumidor (CPI), amanhã. Já as bolsas em NY parecem ignorar o quadro turbulento e avançam (Dow +0,91%; S&P500 +0,57%; Nasdaq +0,41%), com o S&P renovando seu recorde intraday.
(Téo Takar)