Giro dos Mercados
Ibovespa sobe com NY e commodities
[13/05/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa avança com commodities, bancos e exterior inclinado ao risco, no aguardo de sinais sobre a inflação e juros.
Há pouco o índice subia 0,72%, a 128.524,01 pontos, enquanto as bolsas americanas sobem mais modestamente (Dow +0,13%; S&P +0,09% e Nasdaq +0,30%).
Os dados de inflação ao consumidor podem definir as perspectivas para a política e a direção dos mercados, testando a recuperação que começou quando o presidente do Fed, Jerome Powell, afastou preocupações de novo aperto e se seguiu com relatos de esfriamento no mercado de trabalho.
Embora o aumento anual projetado para o núcleo do CPI seja o menor em três anos, a medida ainda seria demasiado alta para os decisores.
Já com o PPI, amanhã, serão avaliadas categorias, como cuidados de saúde e gestão de carteiras, que alimentam o PCE, medidor de inflação preferido do Fed.
Há pouco o dólar perdia 0,28% ante o real, a R$ 5,1436, e o DXY caía 0,22% (105,073). Os juros futuros oscilaram após abertura, mas há pouco seguiam a moeda e os yields dos Treasuries.
O fiscal é fator de cautela, em meio a dúvidas sobre o impacto do RS nas contas públicas. O investidor aguarda também o balanço da Petrobras após o pregão e, amanhã, a ata do Copom pode esclarecer a divisão sobre os cortes na Selic na última reunião. (Ana Katia)