Mercados

Futuros sobem de leve antes dos dados de inflação

Atualizado 12/12/2023 às 08:51:29

Os futuros de NY sobem de leve antes dos números de inflação e da decisão de juros do Fed. Há pouco, os de Dow subiam +0,12%; os do S&P +0,03% e os de Nasdaq +0,13%. Os dirigentes do Fed terão a oportunidade de analisar os dados de inflação de novembro, que saem logo mais, antes de revelarem sua decisão sobre a taxa de juro amanhã.

Os economistas esperam que o CPI fique em 3,1%, desacelerando de 3,2% em outubro. Mês a mês, a leitura deverá se manter estável (em outubro, 0,0%). O núcleo deve ter subido 4,0% ao ano e, na base mensal, os ganhos de preços subjacentes são estimados em 0,3%, um ritmo mais rápido do que 0,2% em outubro. Os números podem dar uma ideia do impacto do prolongado do ciclo de aperto. A última reunião de política monetária do ano começa hoje e é dado como certo que as taxas serão mantidas onde estão, de 5,25% a 5,50%.

image 5
Futuros sobem de leve antes dos dados de inflação 2

Os comentários de Jerome Powell, especialmente os relativos aos planos para possíveis cortes em 2024, provavelmente ocuparão grande parte dos holofotes. Os investidores também poderão consultar o “gráfico de pontos” trimestral, um esboço da política monetária no futuro. Atualmente os mercados estimam a probabilidade de quase 50% de uma redução das taxas em maio do próximo ano. (CME FedWatch).

Veja Também