Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) – Nov/25
Por Departamento Econômico PicPay
As vendas no varejo registraram crescimento de 1% no comparativo mensal em novembro, acelerando frente à alta de 0,5% observada no mês anterior. Em seu conceito ampliado, que agrega as vendas de veículos, material de construção e alimentos e bebidas no atacado, o indicador cresceu 0,7%, desacelerando levemente na comparação com o mês de outubro, quando houve alta de 1% nas vendas do setor.
O bom desempenho do período se deve ao efeito positivo dos descontos oferecidos durante a Black Friday sobre diversas categorias do comércio, impulsionando o volume de vendas de categorias como móveis e eletrodomésticos (+2,3%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (+2,2%) e equipamentos de informática e comunicação (+4,1%). A ocorrência da Black Friday pode ser observada ainda na alta de 1% da receita nominal do setor, reflexo da combinação entre preços relativamente mais baixos e ganhos em termos de volume de vendas.
Vale destacar também a alta de 1% do grupo de hiper e supermercados, ainda beneficiado pela inflação relativamente baixa dos alimentos, movimento que deve se dissipar gradualmente nos meses subsequentes, especialmente nas medições do início de 2026, quando a pressão sobre o IPCA de alimentos aumenta.
Projetamos uma alta de 0,2% para a PMC de dezembro, fechando 2025 em 1,8%. A desaceleração na comparação mensal se justifica pela devolução estatística parcial dos grupos que apresentaram crescimento mais agudo em novembro, bem como um efeito composição que tende a privilegiar os grupos de hiper e supermercados e combustíveis e lubrificantes, cujo consumo costuma acelerar no período por questões sazonais relacionados às festividades de fim de ano.