Ásia mista com queda em Tóquio e novo recorde em Seul

A sessão asiática do mercado financeiro terminou o dia de forma mista com duas informações importantes; Tóquio caiu após a primeira ministra Sanae Takaichi convocar eleições gerais e a Coreia do Sul registrou seu décimo recorde consecutivo. No Japão, partidos centristas resolveram juntar forças para disputar as eleições. O resultado do cenário político repercutiu na bolsa, com o índice Nikkei perdendo -0,44%.

Na Coreia do Sul, por outro lado, o índice Kospi marcou a 10ª alta recorde consecutiva, fechando em alta de +1,53% após o BC manter a taxa de juros inalterada. Na China continental, as bolsas ficaram mistas com Xangai recuando -0,37% e Shenzhen registrando alta de +0,41%. Em Taiwan, o índice Taiex caiu -0,42%. (BDM Online)

Diário Econômico PicPay, por Ariane Benedito

No Diário de hoje, a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que o petróleo inverteu alta de mais de 1% e caiu cerca de 2% após sinalização de trégua com o Irã. Em Wall Street, bolsas recuaram com balanços fracos e sinais mistos do Fed, enquanto o ouro renovou máximas. No Brasil, Ibovespa subiu 1,96% a 165 mil pontos e dólar avançou a R$ 5,40. Hoje, atenção às vendas no varejo, dados agrícolas e indicadores industriais.

Vai rolar: Vendas no varejo aqui e balanços nos EUA são destaques

[15/01/26] Mais dois grandes bancos americanos (Goldman Sachs e Morgan Stanley) divulgam balanços hoje antes da abertura em NY, além da Blackrock, maior gestora de ativos do mundo, após novas decepções com BofA, Citi e Wells Fargo. Mas, enquanto esses resultados contribuíram para o dia negativo em Wall Street, o Ibovespa surfou na onda da Petrobras.

As coisas viraram no final do pregão, quando Trump aliviou as críticas ao Irã e o petróleo passou a afundar.

Na agenda dos indicadores são destaques no Brasil as vendas no varejo, que devem desacelerar, e lá fora PIB da Alemanha, produção industrial na Zona do Euro e atividade do índice Empire State, nos Estados Unidos. (Rosa Riscala)

👉 Confira abaixo a agenda de hoje

Indicadores
▪️ 04h00 – Reino Unido/ONS: produção industrial de novembro
▪️ 06h00 – Alemanha/Destatis: PIB – 2025
▪️ 07h00 – Zona do euro/Eurostat: Balança comercial de novembro
▪️ 07h00 – Zona do euro/Eurostat: produção industrial de novembro
▪️ 09h00 – Vendas do varejo restrito e vendas do varejo ampliado de novembro
▪️ 10h00 – Anfavea: produção de veículos de dezembro
▪️ 10h30 – EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 10/1
▪️ 10h30 – EUA/Fed de NY: índice de atividade industrial Empire State de janeiro

Eventos
▪️ 08h00 – Alckmin participa do programa “Bom dia, Ministro”
▪️ 11h15 – EUA/Fed: Michael Barr participa de painel
▪️ 14h45 – EUA: Tom Barkin (Fed/Richmond) fala em evento

Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: Blackrock, Goldman Sachs e Morgan Stanley