Petróleo opera estável com negociações reduzidas por feriado nos EUA
O petróleo se estabiliza, com volumes de negociação baixos devido ao feriado de Ação de Graças nos EUA. O WTI/jan sobe a US$ 58,80 (+0,26%) e o brent/jan, a US$ 63,18 (+0,08%). Ontem, os estoques oficiais do país contrariaram expectativas e subiram 2,8 mi de barris, reforçando preocupações de que a oferta global possa superar a demanda até 2026.
O investidor monitora as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. O enviado dos EUA, Steve Witkoff, vai a Moscou na próxima semana para discutir o plano que pode flexibilizar restrições ocidentais às exportações de energia russas, aumentando a oferta em mercados já bem abastecidos.
As expectativas de corte de juros em dezembro pelo Fed, por outro lado, poderiam impulsionar a demanda. Pairando sobre tudo isso, a Opep+ deve manter a produção inalterada em sua reunião no fim de semana.
Bolsas europeias fazem pausa após sequência de 3 dias de ganhos
As bolsas europeias estão mistas, fazendo uma pausa após três sessões consecutivas de ganhos, com NY fechada por feriado de Ação de Graças. O sentimento do mercado permanece sustentado pelas crescentes expectativas de um corte na taxa de juros pelo Fed em dezembro e pelas esperanças de um fim para a guerra na Ucrânia, antes de indicadores de inflação das maiores economias europeias, que serão divulgados na 6ª F. Paris cai 0,11%, após ações francesas atingirem ao seu nível mais alto desde 17 de novembro na véspera, Londres cai 0,20%, sob pressão das ações ligadas a commodities, e Frankfurt sobe, marcando a quarta sessão consecutiva de ganhos. Ações da Puma disparam 15,17% após especulações sobre uma possível aquisição, tendo como interessadas Anta Sports, Li Ning e Asics.
++ Haddad participa hoje às 15 horas de…
++ Haddad participa hoje às 15 horas de reunião do Conselho Monetário Nacional
++ O CMN tem ainda a participação de Simone Tebet (Planejamento) e Gabriel Galípolo (BC)