IPCA – Dez/25 – Análise PicPay

IPCA de dezembro sobe 0,33% e fecha 2025 em 4,26%. Alta foi puxada por alimentos, serviços e bens industriais; projeção para 2026 é de 4,20%.

inflação-ipca-ipc
Foto: Foto: Pixabay

Por Departamento Econômico PicPay

O IPCA de dezembro apresentou alta mensal de 0,33%, acelerando frente ao resultado do mês anterior, quando a variação foi de 0,18%. Com este resultado, a inflação fechou o ano em 4,26%, dentro do limite superior estabelecido pelo Regime de Metas para Inflação (RMI).

Em termos de composição, o indicador não trouxe grandes surpresas frente ao padrão sazonal histórico do período, tendo como destaque a reversão sofrida pelo grupo de Alimentação no Domicílio (de -0,01% para 0,27%), que teve seu resultado impulsionado por preços que apresentam maior demanda no período, casos de carnes (+1,48%) e frutas (+1,26%). Outra reversão importante veio do grupo de Bens industriais, cujo resultado saiu de uma deflação de 0,29% para alta de 0,48% no último mês de 2025, virada provocada pelo fim do efeito de baixa provocado pelos descontos da Black Friday.

Por fim, o grupo de Serviços mantevepatamar de reajuste elevado (de 0,60% para 0,72%), reflexo da maior pressão sazonal provocada pela alta na demanda por itens como passagens aéreas (+12,61%) e transporte por aplicativo (+13,79%). Serviços com maior capacidade de inércia inflacionária, como aluguel residencial (+0,34%) e mão de obra (0,66%), mantiveram suas taxas de variação relativamente estáveis, sugerindo impactos mais moderados por parte do grupo na inflação futura.

Prospectivamente, seguimos com uma projeção de 4,20% para o IPCA em 2026. Após um período de comportamento mais ameno na segunda metade de 2025, o IPCA deve voltar acelerar no primeiro trimestre do ano em função de fatores sazonais relacionados ao consumo de serviços e o impacto dos reajustes de diversos preços administrados, com destaque para a majoração do ICMS sobre combustíveis e o botijão de gás e reajustes das tarifas de transporte público, já aplicadas em capitais com participação relativa elevada no indicador, como São Paulo. Passado este período, a expectativa é que o IPCA volte a apresentar comportamento mais ameno, tendência alinhada ao cenário de arrefecimento da atividade, afrouxamento do mercado de trabalho e fechamento do hiato do produto.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado