Boletim Focus

Boletim Focus de 29/12 mostra que o IPCA segue em desaceleração, inflação estável até 2027, dólar a R$ 5,44 em 2025, PIB sem mudanças e Selic com viés de queda.

inflação
Foto:

Por Equipe Econômica PicPay

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 29 de dezembro, seguiu em linha com o que já havia sido observado na semana anterior, com o mercado promovendo apenas correções marginais em suas projeções dentro do horizonte relevante considerado na pesquisa. Destaque neste sentido para as revisões de baixa promovidas nas projeções mensais do IPCA, cuja expectativa do mercado aponta para variações de 0,38%, 0,36% e 0,53% para o intervalo que compreende os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Há um mês atrás, as projeções para este mesmo período eram de 0,47%, 0,42% e 0,55%.

Considerando o indicador como um todo, a expectativa do mercado é de que a inflação feche 2025 em 4,32% e 4,06% em 2026, resultados praticamente estáveis frente à semana anterior. Para 2027, ano que conta com o atual horizonte relevante da política monetária, as projeções seguiram em 3,80%.

As projeções de dólar sofreram elevação marginal, fechando em R$ 5,44 para 2025 e seguindo estáveis nos dois próximos anos. Estabilidade também foi um atributo amplamente visto nas projeções para o PIB, que não apresentou variações relevantes dentro do período abarcado pela pesquisa.

Por fim, vale destacar o comportamento da Selic, cuja projeção, embora siga em 12,25% para o final do ano que vem, sofreu revisões de baixa nos últimos dias, com a mediana dos últimos cinco dias da pesquisa apontando para uma projeção de 12,13%. Em se consolidando este movimento, a projeção para a Selic pode voltar para os 12%, mesmo patamar que havia sido projetado há quatro semanas.

whatsapp icon - Bom dia Mercado twitter icon - Bom dia Mercado facebook icon - Bom dia Mercado telegram icon - Bom dia Mercado