Câmbio

Dólar oscila na abertura enquanto juros futuros cedem com expectativa de inflação, alinhados com exterior

Atualizado 22/06/2023 às 11:08:12

O dólar alterna altas e quedas ante o real na abertura enquanto o sinal é de queda ante pares, apesar da baixa do petróleo. O DXY cai 0,10%, aos 103,451 pontos.

Há pouco o a moeda estava a R$ 4,8817 (+0,11%) enquanto os juros futuros recuam com as revisões para baixo da inflação deste e dos próximos anos no Focus, reforçadas as expectativas de cortes da Selic em agosto.

Os retornos dos Treasuries também cedem às mínimas do dia com as decisões de política monetária definindo o tom da semana à medida que os mercados buscam pistas dos formuladores sobre a trajetória futura das taxas.

O Fed deve manter juros inalterados pela primeira vez desde janeiro de 2022, segundo a ferramenta CME, enquanto o BCE pode subir sua principal taxa em 25 pb, e novamente em julho, antes de fazer uma pausa pelo resto do ano, já que a inflação permanece rígida.

O BoJ, na 6ªF, deve manter uma política monetária ultrafrouxa e a previsão de recuperação econômica moderada.

Os dados de inflação dos EUA em maio serão divulgados na 3ªF. Consenso na comparação anual é de +4,1% na medida principal, de 4,9% em abril; e de +5,3% no núcleo, de +5,5% antes. Na base mensal, respectivamente +0,2% (de +0,4%) e +0,4% (estável). (Ana Katia)

Veja Também