Internacional

Dados reforçam crescimento em ritmo + rápido da economia dos EUA

Atualizado 26/10/2023 às 10:16:26

[26/10/23] Da Redação do Bom Dia Mercado

A economia dos EUA cresceu ao ritmo mais rápido em quase dois anos no 3TRI sob impulso do aumento nos gastos dos consumidores. O PIB subiu para uma taxa anualizada de 4,9%, mais que o dobro do ritmo do 2TRI (2,1%). Os gastos pessoais saltaram 4%, o maior desde 2021. A maior economia do mundo mantém-se firme e supera repetidamente as expectativas, atenuando os receios de uma recessão. O principal motor da resiliência é a força duradoura do mercado de trabalho, que continua a alimentar a demanda das famílias.

Muitos economistas esperam que o crescimento desacelere a partir de agora, à medida que os custos dos empréstimos limitam as compras de itens caros e os pagamentos de empréstimos estudantis são retomados. Mas se a demanda continuar robusta, a inflação pode seguir acima da meta de 2% e levar o BC a justificar uma política monetária mais restritiva.

Na reunião da próxima semana, espera-se que os decisores mantenham a taxa de juro inalterada. Até agora, dados sugerem que a inflação continua a esfriar.

O núcleo do PCE, que exclui os custos de alimentos e energia, caiu para um ritmo de 2,4% no 3TRI. Incluindo as categorias mais voláteis, o PCE subiu 2,9%.

Outros Indicadores — Encomendas de bens duráveis avançaram 4,7% em setembro, ante expectativa de 1,5% e os pedidos de auxílio-desemprego da última semana subiram para 210 mil, de 200 mil (dado revisado), ante consenso 210 mil.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também