Giro dos Mercados

Correção se acentua com medo do risco fiscal após Haddad sinalizar mais estímulo à compra de carro zero km

Atualizado 28/06/2023 às 15:16:01

O Ibovespa renova sua mínima do dia (-0,67%, aos 116.741 pontos) na tarde desta 4ªF, com #VALE3 (-2,59%), bancos e frigoríficos empurrando o índice para baixo. A piora no humor do mercado também atinge os juros futuros, especialmente no miolo e na ponta longa, e o dólar à vista (+0,98%, a R$ 4,8455) e coincide com a notícia de que o governo vai ampliar o subsídio à compra de carros zero km.

A informação foi dada pelo ministro Fernando Haddad à jornalista Miriam Leitão e antecipada há pouco por O Globo. A íntegra da entrevista será veiculada apenas às 23h na Globonews. Não há maiores detalhes sobre quanto a mais será liberado e de onde sairá o dinheiro, o que deixa o mercado apreensivo sobre o risco fiscal.

Lá fora, as bolsas operam com viés de baixa em Wall Street (Dow -0,32%; S&P500 -0,10%; Nasdaq +0,22%), após Powell deixar claro durante evento do BCE em Portugal que o Fed ainda está longe de concluir seu trabalho para levar a inflação à meta. “Não vejo núcleo de inflação de volta a 2% este ano ou no próximo”, declarou. Ele também admitiu que um cenário de recessão é possível, embora não seja o mais provável. (Téo Takar)

Veja Também