Economia

Copom reduz Selic outra vez em 0,50 pp, para 11,25%

Atualizado 31/01/2024 às 19:01:15

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/banco_central_bc_autarquia.webp

[31/01/24] Da Redação do Bom Dia Mercado

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta 4ªF que cortou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto percentual, para 11,25%.

No comunicado, os membros do Comitê anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões, sinalizando que o Banco Central deve manter o ritmo pelo menos até maio. O Copom afirmou que essas reduções são apropriadas para manter política contracionista necessária para desinflação.

A autarquia disse que a magnitude total do ciclo depende, em especial, de itens mais sensíveis à Selic e atividade. O Comitê destacou que também depende de expectativas, em particular, as de maior prazo.

A decisão do BC era amplamente esperada pelo mercado, que já tinha sinalizado no comunicado anterior que promoveria reduções de mesma magnitude (0,50 pp) para as próximas reuniões.

Segundo o comunicado, balanço de riscos permanece com fatores em ambas as direções. Entre riscos de alta estão: maior persistência de pressões inflacionárias globais; e resiliência na inflação de serviços por hiato mais apertado.

Entre riscos de baixa estão desaceleração da atividade global de forma mais acentuada; e impactos do aperto global sincronizado mais fortes que o esperado.

O Copom disse ainda que a conjuntura segue incerta, em particular devido ao cenário internacional e exige cautela na condução da política monetária.

Veja Também