Entrevistas

Consignado privado não atinge 100% dos trabalhadores, diz ABBC

Atualizado 04/03/2024 às 22:05:36

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/03/video.png

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou nesta semana que o governo pretende facilitar o empréstimo consignado para o setor privado, utilizando a plataforma FGTS Digital. Além disso, o ministro também quer terminar com o saque-aniversário do FGTS, o que gerou reação negativo por parte de alguns setores.

Para a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a facilitação do consignado privado é bem-vinda, mas são contrários ao fim do saque-aniversário do FGTS. O Diretor Técnico da ABBC, Alex Sander Gonçalves, afirmou ao Bom Dia Mercado que o crédito consignado não atinge 100% dos trabalhadores.

“O consignado privado ele não vai conseguir alcançar 100% dos trabalhadores, por melhor que sejam as melhorias, uma vez que cada banco continuará tendo a sua política de crédito. Já a antecipação do FGTS, praticamente todo trabalhador que tem saldo na sua conta do FGTS consegue realizar a operação de antecipação”, afirmou Gonçalves.

O diretor da ABBC lembra que parcela desse público não está trabalhando hoje em dia, o que não possibilitará o acesso ao consignado privado.

Melhorias no saque-aniversário do FGTS

Uma das defesas do Ministro do Trabalho para o fim do saque-aniversário seria a “essência” do FGTS. “Se o FGTS tem na sua essência, entre as funções, trazer a proteção no futuro do desemprego (…) sendo que o FGTS foi pensado no caso de desemprego”, argumentou o ministro.

Segundo Gonçalves, a ABBC acredita que há formas de aprimorar o sistema do saque antecipado do FGTS. Um deles seria a possibilidade do trabalhador sacar todo o valor que excede o saldo devedor.

“Se, por hipótese, o trabalhador fez a operação de crédito e, hoje, ele tem um saldo no FGTS R$ 10 mil e o saldo devedor dele é de R$ 5 mil, caso ele venha ser demitido sem justa causa, defendemos que fosse feito uma mudança na regra de antecipação do FGTS de maneira que ele pudesse sacar todo aquele valor que excede o saldo devedor que ele tem com o banco.”

Apoio ao consignado privado

Apesar da crítica em relação ao fim do saque-aniversário, o diretor afirmou que a associação é favorável às medidas para facilitar o acesso ao consignado privado.

“Apoiamos a iniciativa do governo, de fazer melhorias no consignado privado, que vão permitir, sem dúvida, um incremento relevante do volume de operações nessa modalidade”, disse.

Confira a entrevista completa com Alex Sander Gonçalves, Diretor Técnico da ABBC, no vídeo abaixo:

Veja Também